A Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se com o Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB (GREDIRE), do qual fazem parte religiosos e agentes ecumênicos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, para seu planejamento anual de 2025, via plataforma Zoom, no dia 30 de outubro de 2024.
A Comissão é presidida pelo pelo bispo de Ponta das Pedras (PA), dom Teodoro Mendes Tavares, e composta pelo arcebispo de Feira de Santana (BA), dom Zanoni Demettino Castro, o arcebispo de Passo Fundo (RS), dom Rodolfo Luís Weber, e por seu assessor, padre Marcus Barbosa Guimarães.
Durante o encontro, foram partilhadas as atividades da caminhada ecumênica no Brasil, como a necessidade contínua do diálogo apontada como prioridade da pastoral e missão no documento final do Sínodo sobre Sinodalidade. Pontuou-se, ainda, a visita de cortesia do secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas, o reverendo Jerry Pillay, à CNBB e a produção de itinerário sobre a espiritualidade ecumênica.
O grupo refletiu ainda sobre as iniciativas regionais que visaram parcerias locais pela promoção do diálogo ecumênico e inter-religioso, como a OAB (em SP e MG); o Encontro da Família Abraâmica em São Paulo, produção de material para o itinerário Caminho da Fé para a arquidiocese de Porto Alegre, dentre outras ações, juntamente com a adesão de novas coordenações e lideranças regionais.
O grupo adicionou ao planejamento do próximo ano, as ações para a presença ecumênica na 62ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil da CNBB, no Santuário de Aparecida, que será realizada nos dias na 1º a 9 de maio; a realização do encontro nos dias 15 a 17 de julho dos referenciais em ecumenismo, na sede da CNBB. Foi proposto um encontro Inter-religioso a ser realizado em São Paulo, para Comemorar os 60 anos da Declaração do Concílio Ecumênico Vaticano II Nostra Aetate, sobre relação da Igreja Católica com as outras Religiões, dias 12 a 14 de setembro de 2025.
Como desdobramentos do encontro de Jundiaí (SP), visando novas estratégias da Evangelização se considera reunir jovens para a reflexão do diálogo ecumênico junto às redes digitais.
A Comissão vai realizar também o Simpósio de Formação Ecumênica, de modo virtual, a ser realizado de 12 e 13 de fevereiro e que terá como mote os 60 anos da recepção da Declaração Nostra Aetate, sobre a Igreja e as com as religiões não cristãs; e sobre as questões que nos propõem a Carta Encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum – frente a Campanha da Fraternidade 2025 “Fraternidade e Ecologia Integral”.
Por fim, dom Teodoro agradeceu a todos pela contribuição, conduzindo ao envio de dom Zanoni para uma boa representação e ponderações na participação da 29ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29), onde na Cúpula Global de Líderes Religiosos, evento universal que será realizado no Azerbaijão, nos próximos dias 5 e 6 de novembro deste ano.