Na quinta-feira, 1º de agosto, o secretário nacional da Pontifícia Obra Missionária da Propagação da Fé, padre Genilson Sousa se reuniu com os assessores das Comissões Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e Juventude, irmã Eliane Costa Santana e padre Antônio Gomes de M. Filho, respectivamente, e com o secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política dom Hélder Câmara, Jardel Neves Lopes. O encontro aconteceu na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília.
De acordo com o padre Genilson, a reunião teve como objetivo pensar ações para estimular a missionariedade nas juventudes na Igreja no Brasil. “Vejo a necessidade de pensarmos, refletirmos e caminhar juntos com todas as expressões da Igreja, principalmente a Comissão para a Juventude da CNBB”, disse.
Também participou da reunião o padre Josivan Calixto, do Comire do regional Oeste 2 da CNBB, que também partilhou sobre a importância de refletir sobre o papel dos jovens da Igreja no Brasil nas Igrejas locais mas também numa perspectiva universal.
Congresso Missionário Nacional das Juventudes
O padre destacou que a primeira conversa serviu para escutar, entender e refletir sobre o que pode ser feito em conjunto na Igreja no Brasil e com a CNBB para pensar a evangelização com a juventude hoje no mundo urbano, digital e em todas as realidades, valorizando sinodalmente todas as forças que trabalham com a juventude no país. Um dos focos foi pensar o segundo Congresso Missionário Nacional das Juventudes, abertos às várias expressões juvenis.