Comissões se reúnem, de forma on-line, em vista de trabalho em conjunto com as juventudes

A Comissão Episcopal para a Comunicação Social realizou na tarde dessa quinta-feira, 31 de agosto, junto à representantes da Comissão Episcopal para a Juventude e da Pascom Brasil, uma reunião on-line como uma forma de integração e de momento formativo entre os participantes, em vista de um trabalho em conjunto com as juventudes.

No encontro foi feita uma exposição do documento “Rumo à presença plena”, do Dicastério para a Comunicação, pelo pesquisador e doutor em comunicação, Moisés Sbardelotto. O texto traz uma análise sobre o envolvimento dos cristãos com as mídias sociais e é inspirado na parábola do Bom Samaritano, promovendo uma reflexão compartilhada sobre uma cultura de ser “próximo amoroso” também na esfera digital.

O documento, segundo Moisés, propõe indicações pastorais, com realidades comunicacionais diferentes, sobre quatro pontos principais: atenção às ciladas nas rodoviais digitais; da consciência ao verdadeiro encontro; do encontro à comunidade; um estilo distintivo. Ele salientou que não se trata de diretrizes exatas para o ministério pastoral, mas de uma reflexão comum sobre as experiências digitais.

De acordo com ele, o texto traz uma pergunta mobilizadora sobre como nós, enquanto indivíduos e comunidade eclesial, devemos viver no mundo digital com “amor ao próximo”. A partir da temática das ciladas nas redes sociais, Moisés destacou a superação das dicotomias, a partir das reflexões sobre os mundos on-line e offline, as redes como um instrumento, a comunicação integrada e a convergência dos processo de comunicação.

São ciladas a evitar a desigualdade social, o capitalismo de dados, a sobrecarga de conteúdo, filtros e algorítmos de Inteligência Artificial, o individualismo em rede, a violência, o abuso e a desinformação.

O segundo ponto, destacado por Moisés, é o da consciência ao verdadeiro encontro (papel de cada cristão e cristã em relação aos outros). Segundo o pesquisador é importante estar presente nas redes para escutar. “A escuta e a consciência visam fomentar o encontro e superar os impedimentos existenciais, inclusive o obstáculo da indiferença”.

Do ponto de vista do prisma da fé, o pesquisador salientou que o Documento reflete que a comunicação não é somente uma questão prática, mas também espiritual. Destacou, ainda, que o texto traz a ideia de que a comunicação começa com a conexão e passa para os relacionamentos, a comunidade e a comunhão.

Por fim, no aspecto do estilo distintivo, Moisés salientou que o documento afirma que deve-se recordar sempre que a comunicação não é simplesmente estratégia. E que cada cristão é um microinfluenciador e que deveria estar ciente da sua influência potencial.

Na sequência, os participantes puderam discutir suas impressões sobre o texto.

JMJ 2023

Layla Kamilla, dos Jovens Conectados, fez uma partilha sobre o encontro de influencers, ocorrido na Jornada Mundial da Juventude 2023, realizada de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal.

De acordo com ela foram convidados influencers e missionários digitais dos cinco continentes, que transmitem o Evangelho através das suas plataformas de redes sociais.

Um dos eventos aconteceu no dia 3 (uma celebração eucarística) e o outro no dia 4 (um festival de influencers). Segundo Layla foram públicos diferentes presentes nos dois dias. “Eles mapearam influencers do mundo todo e, como fruto, foi criado um grupo de brasileiros influencers, de jovens abertos ao diálogo, cada um a sua forma”, contou.

O último momento ficou por conta de indicativos de trabalho entre as duas Comissões. Uma próxima reunião, por exemplo, está marcada para um diálogo das Comissões com os influenciadores, citados por Layla, em 16 de outubro.

 

Tags: