Conferência alerta comunicadores a dominarem “hoje”, as novas tecnologias e mídias sociais

 

Na Conferência “Economia e Comunicação na Era Digital”, ministrada nesta sexta-feira, 5, pelos conferencistas, Rubens Salvador Bordini e Luciano Sather, foi destacado o potencial da comunicação perante a sociedade e às grandes corporações, e a necessidade urgente dos comunicadores dominarem as novas tecnologias e mídias sociais presentes na web 2.0.

“Para viver de forma digna nesse mundo da economia digital é preciso impor valores éticos”, disse Sather, se referindo à esfera de informação presente através das novas tecnologias, mas que nem sempre estão preocupadas com a vida humana, mas com a sustentação do modelo capitalista.

Durante a Conferência, Sather e Bordini frisaram a importância dos comunicadores dominarem a web 2.0, como maneira de se “libertarem e viverem democraticamente na atualidade”. “Temos que dominar e não apenas usar dos meios disponíveis. Um continente como o nosso precisa de mais educação, de cidadãos capacitados, científica e tecnologicamente, para trabalharem com modernos equipamentos e processos de produção da informação. Essa é a maior forma de liberdade existente hoje”.

Por meio de uma brincadeira, o conferencista Sather, exibiu em telão as figuras de algumas mídias sociais. Depois, ele questionou aos mais de 2 mil presentes no auditório: “Quem conhece pelo menos cinco das mídias sociais representadas nas figuras?”. Algumas poucas pessoas levantaram a mão. Logo depois ele argumentou. “É da dominação nesse cenário, presente na web 2.0 que estamos falando”.

DSC_0031O conteúdo da conferência perpassava a comunicação. Durante suas falas, os conferencistas se referiram à programação de rede, robótica, economia em redes, entre outros assuntos interligados à esfera das novas tecnologias digitais. “Temos que avançar tecnologicamente. Como comunicadores devemos dar um basta em ficar apenas dizendo que continuamos precisando das coisas. Temos que fazer e não precisar”, alfinetou.

Ainda dentro da temática Economia e Comunicação, os conferencistas citaram o poder de dominação das potências econômicas mundiais, que aproveitam do conhecimento para produzirem riquezas através do desenvolvimento de tecnologias em informatização e comunicação. Ele citou o exemplo da produção de computadores no mundo. “Países como os Estados Unidos não produzem mais computadores. Essa parte agora ficou para países periféricos e menos desenvolvidos. Eles gastam seu tempo e conhecimento com a produção de ships, softwares e hardwares. Sabem por quê? porque esse é um modo de impor seu poder de inteligência e sua dominação científica. Produtos criativos são fábricas de dinheiro na atualidade”.

Tags:

leia também