Padres da Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Imaculado Coração de Maria, reunidos em Brasília (DF) para seu 8º Capítulo Provincial Eletivo, de 08 a 14 de janeiro, comemoraram os 25 da Província no Brasil com missa de Ação de Graças, na quinta-feira, dia 08, presidida pelo arcebispo de Brasília e presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio da Rocha.
Os párocos das paróquias assumidas pela Província dos espiritanos, como são conhecidos, levaram ao altar, durante a celebração eucarística, velas que recordavam os 25 anos de cada comunidade e repetiram pensamentos contidos na regra de vida da Ordem.
Dom Sérgio da Rocha falou da importância do trabalho missionário dos espiritanos na arquidiocese de Brasília, onde há duas paróquias sob a responsabilidade de padres da Congregação. “Temos em Brasília sinais deste serviço desprendido de vocês optando pelos lugares mais sofridos, sem muita estrutura eclesiástica, mas onde a comunidade vai crescendo sempre mais. Reconheço esse trabalho gratuito generoso de e tenho destacado isso em outros momentos”, disse.
Para dom Sérgio, o carisma da Congregação recorda a toda Igreja que ela precisa viver a unção do Espírito, cujos sinais são “a evangelização dos pobres, o serviço aos que mais sofrem, os oprimidos que precisam da luz e aqueles que não tem experimentado a graça do amor misericordioso de Deus”, explicou citando o Evangelho do dia.
Capítulo
No primeiro dia do encontro dos espiritanos da província do Brasil houve palestra com o diretor do Centro Cultura Missionário (CCM), padre Estêvão Raschietti, sobre a missão evangelizadora no mundo contemporâneo. Também fizeram uma recordação histórica da presença espiritana no Brasil e expuseram o relatório da atual gestão. O segundo dia do evento foi dedicado à reflexão sobre a missão da província. Os projetos assumidos foram analisados e os participantes puderam apontar caminhos para intensificar a ação evangelizadora.
No domingo, os religiosos participaram das celebrações eucarísticas nas paróquias São Francisco de Assis e São José Operário, sob os cuidados dos padres espiritanos na cidade de Ceilândia (DF).
O terremoto que devastou o Haiti em 2010 foi lembrado nas atividades de segunda-feira. O padre André Alcineus, haitiano que trabalhou por sete anos no Brasil, fez uma partilha sobre os projetos de reconstrução das obras da Congregação no país da América Central.
Superior Provincial
O atual superior provincial dos espiritanos, padre José Altevir da Silva (à esquerda), que atuou como assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB, foi reeleito para o cargo. Para ele, a recondução traduz a necessidade de dar continuidade ao processo de atuação missionária. “Significa para mim o reconhecimento dos próprios confrades, do trabalho de todo o conselho durante estes três anos, durante o qual centramos força na dimensão missionária e na relação comunitária, por meio de visitas, pois a vida comunitária ajuda a viver a missão e esta, sendo vivida de forma comprometida, nos ajuda na vivência comunitária”, afirmou.
O bispo de Cruzeiro do Sul (AC), dom Mosé João Pontelo (à direita), pertencente à Congregação do Espírito Santo, foi o primeiro superior provincial dos espiritanos no Brasil, de 1990 a 1994, e também participa do Capítulo.
Congregação
A congregação do Espírito Santo é uma ordem missionária internacional com mais de 3000 religiosos, padres e irmãos, atuando em mais de 60 países em todos os continentes. No Brasil, existem comunidades espiritanas nos estados do Acre, Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e no Distrito Federal.
Além de dom Mosé, outros bispos no Brasil são religiosos espiritanos: o arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani; o bispo prelado emérito de Tefé (AM), dom Mário Clemente Neto; o bispo auxiliar de Belém do Pará (PA), dom Teodoro Mendes Tavares, e o bispo de Humaitá (AM), dom Meinrad Francisco Merkel.