Mais de mil pessoas das 14 dioceses e prelazias do regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram do X Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica (RCC) do Pará. O evento, realizado entre os dias 24 e 26 de julho, na cidade de Tucuruí, diocese de Cametá (PA), refletiu sobre o tema “Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito” (Gl 5,25).
A diocese de Marabá (PA) foi representada no encontro por sua coordenação, grupos de oração e de missão. O Congresso contou ainda com a presença da coordenação nacional da RCC, da coordenação estadual e ainda de todos os coordenadores diocesanos da Renovação, bem como grupos de oração, pastorais e movimentos.
Antes do encontro, leigos e leigas em missão visitaram as famílias na cidade de Tucuruí, convocando o povo para o evento eclesial. O bispo de Cametá, dom Jesus Berdonces, presidiu a celebração eucarística que deu início ao evento, dia 24. No sábado a missa foi conduzida pelo bispo de Marabá, dom Vital Corbellini, e no domingo, o encerramento ficou à cargo do assessor da RCC Pará, padre Wesney.
Segundo dom Vital, o evento possibilitou a percepção da importância da RCC nos âmbitos local e comunitário, “pois ela trabalha com a oração, o encontro com Jesus Cristo, convocando as pessoas para a vida com o Senhor e com o próximo e também para os sacramentos”.
Para o bispo, “o encontro com Jesus é essencial para o discípulo, discípula, missionário, missionária no mundo de hoje. Se a vida com o Senhor Jesus ocorre, é preciso também a missão”. Dom Vital acrescenta que grupos de oração são convidados a realizarem a missão junto às comunidades, sobretudo as mais carentes. “É fundamental o trabalho missionário que os leigos e as leigas estão realizando. Se a Igreja valoriza os leigos e as leigas, nós devemos como pastores valorizar este movimento, que procura além da oração, fazer a missão na comunidade eclesial”, lembrou dom Vital.
