Para trabalhar o tema “Inquietação, educação e transmissão de valores”, de 18 a 20 de outubro, ocorreu em Redenção (PA), o 2º Congresso de Educadores. Trata-se da segunda edição do evento, promovido pela diocese de Santíssima Conceição do Araguaia com o apoio da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Rede Clarissas Franciscanas e a prefeitura municipal de redenção.
Voltado para pais, catequistas, diretores de escolas, professores, alunos de licenciatura, líderes de comunidades e movimentos, o evento contou com palestrantes de várias localidades do Brasil. A abertura oficial foi realizada pelo bispo diocesano, dom Dominique You e contou com a participação de crianças e jovens do movimento Infância e Adolescência Missionária.
Vários aspectos da educação foram debatidos como, por exemplo, os valores da educação atualmente, e como é possível ampliá-los. Também estiveram na pauta a educação na região do sul do Pará e o programa de orientação sexual promovido pelo Ministério da Educação.
De acordo com dom Dominique, existem poucas escolas católicas na região, mas o bispo ressalta o trabalho desenvolvido por jovens missionários nas escolas públicas. “Temos apenas três escolas católicas, mas no ensino público temos um acompanhamento da igreja. No Projeto Atenção escolar jovens da diocese visitam as escolas públicas, e dão palestras sobre o tema da campanha da fraternidade, da evangelização da sexualidade”, afirma o bispo.
No encerramento do encontro, foi discutido o que mudou a partir do evento. “O ensino público quer muito mais, quer a Pastoral da Educação estruturada em todos os municípios”, disse o bispo. Segundo dom Dominique, a experiência dos dois congressos deixa um importante aprendizado. “Agora que temos a dupla experiência dos congressos de educadores, e uma grande expectativa do terceiro, sabemos que podemos avançar e dar passos na estruturação da Pastoral da Educação”, disse.
