A Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) esteve reunida, dias 15 e 16, em Brasília (DF) para discutir os preparativos do Seminário Teológico, que acontecerá junto com a Assembléia Geral do CONIC, de 9 a 12 de março de 2011. A Comissão também discutiu temas como ecumenismo, momento atual do diálogo inter-religioso no Brasil e a proposta de criação do Conselho Nacional das Religiões.
Na oportunidade, dois novos membros da Comissão foram recebidos oficialmente: a pastora Romi Márcia Bencke, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), escolhida para secretariar os trabalhos, e o padre Joanilson Pires do Carmo, da Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia (ISOA). Outros integrantes da Comissão presentes no encontro foram padre Elias Wolff, representando a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), atual coordenador; reverendo Pedro Triana, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB); reverendo José Roberto Cavalcante, pela Igreja Presbiteriana Unida (IPU), além do secretário geral do CONIC, reverendo Luiz Alberto Barbosa.
De acordo com Elias Wolff, a reunião foi “muito proveitosa”, sobretudo porque os participantes “se debruçaram sobre assuntos de grande importância para a causa ecumênica, elaborando um plano de trabalho para a Comissão, com prioridade para o Seminário e a Assembleia Geral do CONIC em 2011”.
Para Romi Bencke, primeira mulher a compor a Comissão Teológica do CONIC em 27 anos, a reunião teve grande relevância, uma vez que deu continuidade às reflexões teológicas em torno de temas relativos à prática ecumênica das igrejas.
“Além dos temas cotidianos, como a organização do Seminário, discutimos um encontro que será promovido pelo CONIC para falar da caminhada ecumênica das Igrejas e organismos, já que passamos por um momento de reconfiguração do movimento ecumênico mundial e no Brasil, dias 4 e 5 de novembro, em São Paulo. Neste evento, participarão os membros da Comissão Teológica, os assessores de Ecumenismo das Igrejas do CONIC e os membros da Coordenação do FE-Brasil, juntamente com um representante da CESE e do CLAI-Brasil”, disse.
“A Comissão Teológica do CONIC visa trabalhar com muito afinco para ver a causa da unidade brilhar a cada dia com maior intensidade. Para isso, é necessário termos fundamentos bíblicos, teológicos e pastorais sólidos, que facilitem o diálogo, seja entre igrejas cristãs ou mesmo com outras religiões. Estes subsídios têm sido providos brilhantemente pela Comissão Teológica”, encerrou Luiz Alberto.
CNBB/CONIC
