Com a participação de 13 das 17 dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás, Tocantins e Distrito Federal), o Conselho Missionário Regional (Comire) realizou sua assembleia anual em Uruaçu (GO), no último final de semana, dias 5 a 7. Com a presença de 32 pessoas, a assembléia foi dirigida pelo coordenador do Comire, padre Aureliano Marcos.
O assessor da Comissão Episcopal para a Animação Missionária da CNBB e secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), padre José Altevir, ajudou na coordenação dos trabalhos e na reflexão do tema Missão Continental, Igreja do Centro-Oeste em estado permanente de missão.
“Foi um tema muito profundo que nos levou a perceber a necessidade da criação do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) nas dioceses que ainda não implantaram e o fortalecimento e formação naquelas dioceses que já existe o Conselho”, disse o reitor do Seminário de Uruaçu, padre Marcelo Gualberto Monteiro.
Segundo padre Altevir, uma das decisões tomadas pela a assembleia foi a de formar uma frente de trabalho na Amazônia e já está agendada uma visita ao Alto Solimões.
“Todos saíram muito animados, cheios e renovados pelo ardor missionário, esperançosos de que, cada vez mais, a chama da missão possa se espalhar, fazendo com que pastores e rebanhos se conscientizem desta necessidade urgente que é a missão”, acrescentou.
Ao celebrar para os participantes, o bispo diocesano de Uruaçu, dom Messias dos Reis Silveira, ressaltou o caráter permanente da missão. “A missão da Igreja e na Igreja não é moda que vem e passa, mas é permanente”, recordou o bispo.
A próxima assembléia será nos dias 11 a 13 de novembro de 2011 e terá como destaque a eleição dos novos membros do Comire-CO.
Foto: Pe. Altevir
