Conselho Missionário Nacional realiza 1º Curso Nacional dos Comidis

Acontece no Centro Cultural Missionário (CCM), entre os dias 28 de maio e 6 de junho, o 1º Curso  Nacional de Formação para os  Coordenadores dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis). O evento reúne 34 coordenadores de Comidis de todas as regiões do Brasil, com o objetivo de discutir orientações e elementos comuns para a formação missionária.

Segundo o assessor da dimensão missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), padre José Altevir da Silva, o encontro é indispensável para a articulação da missão no país. “Precisamos falar e viver mais a missão. Nesse encontro nós aprofundamos elementos da identidade da Igreja e os colocamos nas mãos dos coordenadores de maneira prática e objetiva”, afirmou.

O contato dos coordenadores, vindos de várias partes do país é, para o assessor, um dos modos de visualização do perfil missionário da Igreja no Brasil, que proporciona o conhecimento desse aspecto de evangelização da Igreja. “O contato direto nos proporcionou a rica troca de experiências entre os participantes, que têm culturas diferentes e experiências diversas. Esse olhar amplo faz com que tenhamos uma visão do que é a dimensão missionária da Igreja no Brasil”.

Para o diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estêvão Raschietti, o encontro tem um toque especial porque trata de modo exclusivo a dimensão universal da missão. “Durante o evento tratamos dos horizontes da missão e da sua universalidade. Os participantes tiveram a oportunidade de estudar de modo aprofundado a prática da missão começando pela sua história e passando pelo seu aspecto teológico”, comentou.

Padre Altevir também destaca que o evento “alarga os horizontes dos participantes” no que diz respeito à universalidade da ação missionária. “Os participantes são todos membros de dioceses. No encontro tivemos a preocupação de mostrar-lhes que a missão não se restringe aos limites da paróquia e da diocese, mas que é algo maior, universal e sem fronteiras. Os coordenadores, nas bases, devem passar essa mensagem de que a missão nos coloca em caminho e encontro do outro”, sublinhou o assessor.

Temáticas de Estudo

Durante os dez dias de encontro os participantes estudam temas variados, como “O caminho da missão”; “O encontro com a missão hoje e seus protagonistas”; “A partilha sobre animação missionária e seus atores” e “O envio missionário, perspectivas globais de ação e animação missionária”. As temáticas são assessoradas pelo padre José Altevir; pelo assessor do Setor Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da CNBB, professor Sérgio Coutinho; e pelo diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estevão Raschietti.

Tags: