Consep dá continuidade à reunião com partilha das Comissões e planejamento pastoral para 2026 e 2027

A reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve continuidade nesta quarta-feira, 11, em Brasília, com a partilha das atividades e encaminhamentos das Comissões Episcopais e organismos. Ao longo do dia, os presidentes apresentaram balanços, projetos em andamento e perspectivas para 2026 e 2027, com destaque para iniciativas missionárias, formativas, sinodais e de fortalecimento das pastorais em todo o país.

Confira algumas delas:

Ação Missionária

Na área missionária, dom Maurício Jardim destacou a abertura do Mês Missionário em Aparecida e a visita da Comissão ao Dicastério para a Evangelização, no Vaticano, ocasião em que foram entregues ao Papa subsídios como o Programa Missionário Nacional e o projeto Igrejas-Irmãs. Entre os pontos ressaltados pelo Pontífice estiveram a sinodalidade como caminho para fortalecer a missionaridade da Igreja, a retomada do Documento de Aparecida na formação de discípulos missionários e o incentivo a uma “Igreja em saída”, especialmente junto aos jovens e nas redes sociais. Também foi anunciada a 41ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina), de 6 a 8 de março, com o tema “Um em Cristo, unidos na missão”.

Bíblico-Catequética

Pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom Leomar Brustolin apresentou o acompanhamento das ações nos regionais, o lançamento de materiais formativos e a preparação de pautas para a próxima Assembleia Geral, em abril. Entre os temas estão os critérios orientativos para o Ministério do Catequista, a organização da catequese e da Iniciação à Vida Cristã, a II Romaria Nacional de Catequistas – já com mais de três mil inscritos –  e o diálogo sobre a ordem dos sacramentos para crianças. A Comissão também trabalha na coleção “Encontrar”, voltada à iniciação cristã.

Doutrina da Fé

Dom Joel Portella informou que a Comissão para a Doutrina da Fé realizará um encontro de avaliação da caminhada pastoral para discernir propostas a serem levadas à Assembleia. Como membro da Equipe de Implementação do Sínodo no Brasil, apresentou o calendário de aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), que servirão de referência para a vivência da sinodalidade nas Igrejas locais. Estão previstas ainda formações, lives e momentos de escuta ao longo do processo.

Liturgia

Na área litúrgica, dom Hernaldo Farias, presidente da Comissão para a Liturgia, relatou encontros e ações de formação, incluindo lives promovidas pela equipe de reflexão do espaço litúrgico – cinco previstas para este ano – e a continuidade da revisão dos hinários. Em novembro, compositores participaram de um encontro específico para contribuir com esse trabalho.

Laicato

A Comissão para o Laicato, representada por dom Giovane Pereira de Melo, destacou a participação na Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e os preparativos para o 16º Intereclesial. Entre as iniciativas recentes estão a realização do Encontro Nacional de Formação para Servos (ENF), em Cachoeira Paulista (SP), de 21 a 25 de janeiro, e as reuniões bimestrais com equipes dirigentes de movimentos. A Comissão também promoveu reunião da coordenação do Centro Nacional de Fé e Política (CEFEP), organiza a 10ª turma do curso nacional de formação política para cristãos leigos e leigas e prepara, para maio, um encontro do Grupo de Reflexão Ampliado para revisar os parâmetros de formação do laicato, além de um seminário com os bispos referenciais para as CEBs e o Laicato.

Vida e Família

Na Comissão para a Vida e a Família, dom Bruno Versari recordou o lançamento, em novembro, do subsídio “Hora da Palavra”, voltado à leitura orante em família. A programação inclui o II Congresso Teológico para a Vida e a Família, a campanha “Minha Família acolhe o Menino Jesus”, que incentiva a montagem do presépio nas casas, a participação no Simpósio da Pastoral da Inclusão, formações nos regionais e o curso de extensão “Amor Humano”. Também está previsto, para maio, o 16º Simpósio Nacional das Famílias.

Juventude e Ecumenismo

Dom Vilson Basso, da Comissão para a Juventude, informou que será entregue à presidência da CNBB o texto de atualização do Documento 85, já com as contribuições dos bispos, para apreciação na Assembleia Geral.

Pela Comissão para o Ecumenismo, dom Rodolfo Weber anunciou a preparação de um Simpósio de Formação Ecumênica.

Cultura e Educação

A Comissão para a Cultura e a Educação apresentou diversas frentes de trabalho. A Pastoral da Educação promove oficinas de capacitação e aprofundamento sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2026. O setor educacional realizou live de estudo da carta apostólica Desenhando novos mapas de esperança e encontros com representantes de novas iniciativas. O Setor Ensino Religioso conduz um mapeamento da efetividade da presença da disciplina nas universidades, nos sistemas municipais e estaduais e nas escolas católicas. Já o setor de universidades oferece formações on-line sobre a CF 2026. Entre os projetos estão o “Navegar: travessias para a Ecologia Integral”, com formações e atendimentos na Amazônia, na diocese de Parintins, a articulação da Rede Eclesial Nacional de Equipamentos Culturais Católicos (museus, memoriais e acervos) e a organização das comissões regionais de bens culturais.

Comunicação

Na Comissão para a Comunicação, dom Valdir José de Castro destacou a eleição da nova diretoria da Signis Brasil, em encontro realizado de 3 a 5 de novembro, além de um encontro com bispos referenciais para a comunicação marcado para 16 de abril, em Aparecida. Estão previstas ainda o projeto “Padres em Missão Digital”, com encontro on-line em maio, a Semana de Comunicação, de 10 a 17 de maio de 2026, a assembleia eletiva da Pascom Brasil, em 23 de julho, e o 9º Encontro Nacional da Pascom, de 24 a 26 de julho, também em Aparecida (SP).

Organismos

Durante os informes, padre André Luís do Vale apresentou a programação da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), que inclui assembleia anual, prestação de contas, pistas de ação da Pastoral Presbiteral, atualização do Estatuto do CNP e o 20º Encontro Nacional de Presbíteros, previsto para maio de 2026, já com mais de 400 inscritos.

Irmã Regina Pedro, das Pontifícias Obras Missionárias (POM), distribuiu a revista SIM – Serviço de Informação Missionária, cuja edição destaca os 60 anos do decreto Ad Gentes, e pediu a colaboração dos bispos para a representação na presidência do CAM 7, que será realizado em Curitiba (PR).

Também foram apresentados informes da CNISB, com assembleia eletiva para coordenações regionais e ações formativas, e do CNLB, que registrou a criação de dois novos conselhos diocesanos – em Caçador (SC) e São João da Boa Vista (SP) -, totalizando 104 conselhos constituídos e 59 em articulação, além de reuniões da presidência e visitas pastorais.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) relatou a preocupação com a situação dos povos indígenas diante dos processos de demarcação de terras e do avanço de ameaças ligadas à expansão do agronegócio. Também recordou a retomada do julgamento sobre o marco temporal e comunicou a realização da primeira reunião presencial do Conselho, de 22 a 28 de fevereiro, no sul da Bahia. Foi ainda lembrada a morte do ex secretário-executivo Eduardo Cerqueira.

Campanhas,  COP 30 e informes

Houve partilha sobre o acompanhamento da COP 30, realizado pela CNBB em articulação com a Santa Sé e a Repam, processo iniciado em 2023 e que envolve ampla participação de leigos e leigas, com mais de 1.500 pessoas mobilizadas e dezenas de temas debatidos.

No campo das Campanhas, os bispos também discutiram sugestões de tema para a Campanha da Fraternidade 2028.

O padre Felipe Lima, Ecônomo da CNBB, apresentou informes do economato e o Monsenhor Jamil, diretor da Edições CNBB, trouxe ainda um balanço da construção do novo Centro de Distribuição da editora, em Brasília, com cronograma físico-financeiro e previsão de inauguração na próxima reunião do Conselho Permanente.

Ao final das partilhas, dom Jaime Spengler, presidente da CNBB, agradeceu o empenho dos presidentes e colaboradores das Comissões.

Tags: