Tendo como tema “Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II” e como lema “Como o Pai me enviou, assim eu vos envio”, esta terceira edição do CMN tem como objetivo principal preparar o Brasil para a participação no 4º Congresso Missionário Americano que também é o 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM4/Comla9), que acontecerá na Venezuela em 2013. “Somos convidados e desafiados a fazer nossa parte como Igreja missionária. Para refletirmos juntos sobre nossa caminhada neste mundo secularizado e pluricultural, promovemos o 3º CMN”, afirmou padre Camilo Pauletti, diretor das POM e presidente executivo do congresso.
Cerca de 600 pessoas de todo o país devem participar do congresso. “Cada diocese tem uma quantidade de vagas proporcional ao seu tamanho, de forma a atingir a meta de 600 delegados”, informou padre Fábio Gleiser, secretário executivo do CMN. Para acolher todas estas pessoas, que não terão despesas com alimentação e deslocamento, a organização do congresso está contando com a colaboração de todas as paróquias da cidade de Palmas.
Entre as atividades, foi realizada no final de junho a Semana Missionária, na qual as diversas paróquias da cidade de Palmas se envolveram em ações missionárias e espirituais para entrar no clima do congresso. Também foi realizada uma tarde de formação sobre o Instrumento de Trabalho do congresso, na qual o arcebispo, dom Pedro Brito, instruiu os delegados da arquidiocese de Palmas sobre a temática do CMN.
A última atividade pré-evento será uma vigília de oração no dia 11 (quarta-feira), na Casa de Maria Rainha da Paz (106 Sul), após a celebração das 19h30.
Com informações de João Paulo Veloso, Pastoral da Comunicação, Palmas/TO