Teve início na noite desta terça-feira, 30, a 12ª Assembleia Geral da Associação Católica para o Rádio e Televisão do Brasil (Unda-Brasil) e a 6ª Assembleia da Rede Católica de Rádio (RCR). O evento, que acontece em Curitiba (PR) e segue até o próximo dia 3, terá caráter histórico e extraordinário porque na ocasião será criada a Signis-Br (Associação Católica para a Comunicação no Brasil). Com esta sigla, que já existe no mundo desde 2001, quando houve a fusão da Unda e da Organização Católica Internacional do Cinema e Audiovisual (OCIC), pretende-se reunir os vários segmentos da comunicação (rádio, televisão, impresso, internet e outros) em uma única estrutura.
Convergência de mídias
A diretora de Inteligência de Mercado do Sistema Globo de Rádio, Mariângela Ribeiro, proferiu a primeira palestra da Assembleia. A profissional falou sobre o tema “Convergência, comportamento, formato e conteúdo”. Mariângela disse que o conteúdo que meios de comunicação desejam transmitir, mesmo com o passar do tempo, continua basicamente o mesmo, mas que a forma de veicular muda a cada dia.
Diante desta realidade, explicou que é necessário pensar como consumidores e não como produtores e mencionou o exemplo de um jornal lido por 5 milhões de pessoas. “Um dia um colunista deste veículo descobriu, por meio de uma pesquisa, que seu espaço era lido por apenas 200 pessoas. Na internet também é assim. O leitor só vai acessar somente o que lhe interessa”, argumentou.
A palestrante assinalou que hoje em dia existem cinco gerações no mercado, que isso é inédito na história e que é preciso conhecer este público. Existe a geração Baby Boomers (46 a 64 anos), geração X (34 a 45 anos), a Y (13 a 33 anos) e a Z, que em breve estará no mercado (até 12 anos). “Em 20 anos, 50% das pessoas no mercado serão Y. Hoje a Y já representa 47% no Brasil”, informou.
Plenária
Na manhã desta quarta-feira, 1, houve a plenária conduzida pelo vice-presidente da Signis Mundial, Gustavo Andújar; pelo presidente da Associação Paraguaia de Comunicação Católica e diretor da Organização Católica Latino Americana e Caribenha de Comunicação, Ilde Silvero; e do diretor do Signis Services Rome, Padre Bernardo Suate. O momento marcou o nascimento da Associação Católica Mundial para Comunicação (Signis) no Brasil.
A Signis, segundo Gustavo, tem status de membro consultor perante a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Conselho Econômico e Social (Ecosoc), e Conselho da Europa e reconhecimento oficial da Santa Sé como Associação Católica Mundial para a Comunicação.
De acordo com Gustavo, o objetivo central da Associação Católica Mundial para Comunicação é promover uma cultura de paz através da mídia: “Muralhas e pontes se constroem com os mesmos materiais”, considerou.
O presidente da Unda-Br, irmão Lauro Pazeto, destacou o importante que a Signis-Br para a comunicação católica no país. “Estes encontros superam o que os meios nos proporcionam. Fazemos mais do que manipular instrumentos, nossos meios de comunicação têm sabido se colocar a serviço do bem comum. Se a Unda conseguiu criar o que temos, imagine o potencial da Signis para a criação de múltiplas redes”, destacou irmão Lauro.
A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, irmã Élide Fogolari, transmitiu aos participantes palavras do presidente da Comissão, dom Orani João Tempesta: “Esta assembleia sinaliza um passo importante para a Igreja no Brasil, tão esperado e desejado no sentido de favorecer e fortalecer todas as organizações que representam os meios de comunicação”.
“Estes encontros superam o que meios nos proporcionam. Nos deslocamentos e há muito o que podemos ver e ouvir. Fazemos mais do que manipular instrumentos, nossos meios de comunicação tem sabido se colocar a serviço do bem comum. Se a Unda conseguiu criar o que temos, imagine o potencial da Signis para a criação de múltiplas redes”, destacou irmão Lauro.
O encerramento do evento está previsto para sexta-feira, 3, ao meio dia.