O Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – A conversão pastoral da paróquia”, foi tema de estudo durante formação na diocese de Marabá (PA).
Padres e religiosas, acompanhados do bispo diocesano, dom Vital Corbellini, tiveram a oportunidade de conhecer o Documento, que trata da renovação paroquial. O texto foi aprovado pelos bispos na 52ª Assembleia Geral da CNBB, em maio deste ano, em Aparecida (SP).
A formação foi assessorada pelo subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco de Assis Wloch, que apresentou um panorama do Documento 100 e os capítulos propostos no texto sobre os sinais dos tempos e conversão pastoral, a palavra de Deus, vida e missão nas comunidades e proposições pastorais.
Em grupos, os participantes discutiram a realidade paroquial na diocese de Marabá com base nas orientações do Documento, que suscita a conversão pessoal e pastoral dos agentes envolvidos na evangelização.
“A conversão é a mudança de mentalidade, de ação para que tudo se proceda bem em favor das pessoas e do Reino de Deus. O Documento de Aparecida coloca a necessidade de passar de uma pastoral de conservação para uma pastoral missionária”, explicou padre Francisco.
Para dom Vital Corbellini, a formação foi oportunidade para avaliar as atividades da diocese e propor mudanças.
“Queremos atuar dentro das linhas que a Igreja no Brasil e o Evangelho solicitam de todos os seus agentes, para que amem a vida, promovam a missão. Sejamos acolhedores e possibilitemos a saída ao encontro das outras pessoas, sobretudo as mais necessitadas, em busca da unidade entre pastorais e movimentos”, desejou dom Vital.
A formação ocorreu de 15 a 18 de setembro no Centro Diocesano de Pastoral Sagrado Coração de Jesus.