Coordenadores das pastorais participaram de reunião com o presidente do regional, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros

Com o objetivo de refletir sobre o tema “Retomada das propostas da 60ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 3 e perspectivas para o Jubileu 2025”, coordenadores de Pastoral das arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe estiveram reunidos em um encontro formativo na noite desta segunda-feira, 19 de fevereiro, realizado na modalidade online.

Organizada pelo coordenador Regional de Pastoral, padre Jailson Jesus, a atividade teve início às 19h, com a oração da Campanha da Fraternidade 2024, conduzida pelo presidente do regional NE3 e bispo da Diocese de Camaçari, dom Dirceu de Oliveira Medeiros. Em seguida, dom Dirceu convidou o subsecretário ajdunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá Santos, que destacou o Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança, que já está sendo preparado para ser vivenciado pela Igreja.

Entre as propostas do Jubileu estão peregrinações regionais e diocesanas; a motivação das peregrinações a Roma; a valorização da festa e do lúdico, no sentido de saber partilhar as alegrias e resgatar o sentido genuíno do encontro; dar atenção à comunicação das mídias católicas, entre outras atividades, mas, sobretudo, cada fiel é conclamado a incentivar e a ajudar as pessoas a viverem o tempo da graça e da misericórdia, bem como ser presença de esperança junto aos que mais necessitam.

O padre Jânison apresentou, ainda, o material para este Ano Santo, reforçando a importância do aprofundamento. “Tivemos dificuldade com o atraso da chegada deste material, mas isso não quer dizer que nós e nossas dioceses não possamos fazer a escolha de estudar e de motivar o nosso povo para estudar esses cadernos, tentando aprofundar as grandes questões do Concílio Vaticano II, como nos pede o Papa Francisco. O desejo do Santo Padre é que esses textos possam chegar às pessoas e o leitor possa compreendê-los”, disse o sacerdote.

O segundo assunto abordado, desta vez por dom Dirceu, foi o caminho sinodal que vem sendo percorrido, recordando o período e o que tem sido realizado desde outubro de 2021. “Como podemos fortalecer a nossa identidade local? Nós somos um conjunto de dioceses: 26. Nós temos um rosto, temos uma cara, temos um jeito de ser, então como articular o equilíbrio dinâmico entre a dimensão da Igreja no seu conjunto e o seu enraizamento local?”, destacou dom Dirceu em um dos tópicos específicos apresentados.

Em seguida, o padre Jailson falou sobre a identidade e a missão do Regional Nordeste 3, que tem como missão ser uma Instância Articuladora, na qual se reproduz a estrutura de organização da sede da CNBB. “Temos a tarefa de viver o Ano Jubilar, de continuar a caminhada sinodal e de trabalhar a Campanha da Fraternidade, e depois, claro, revisitar as indicações da Assembleia do Regional, assim que tivermos o resultado do Sínodo e as Diretrizes”, disse dom Dirceu, que também destacou a preocupação com a preparação dos sacramentos de Iniciação à Vida Cristã (IVC), com os casais em segunda união e com a juventude.

 

Mais informações no site do regional Nordeste 3.

Tags:

leia também