A Comissão Internacional de Diálogo entre a Comunhão Anglicana e a Igreja Católica Romana é o resultado do compromisso assumido pelo Papa Paulo VI e pelo Arcebispo de Cantuária, Dr. Michael Ramsey em 1966. Depois de séculos de isolamento mútuo as duas Igrejas decidiram iniciar uma nova caminhada conjunta, no diálogo permanente e em gestos concretos, até a unidade completa no futuro.
Desde aquele tempo, o diálogo tem sido muito fecundo na redescoberta dos valores que temos em comum. Em todos esses anos, a Comissão estudou os pontos doutrinais divergentes, empreendendo a tarefa de conduzi-los a um processo evolutivo de convergência teológica gradativa, elaborando acordos numa linguagem de conceitos com um conteúdo comum. São mais de quarenta anos de progresso constante. Os documentos que ora apresentamos sintetizam as atividades da Comissão em todos esses anos de caminhada em direção à Unidade. O grande encontro de Bispos anglicanos e católicos romanos que aconteceu em Mississauga, no Canadá, em 2001, culminou na Declaração conjunta de Acordo, tendo o título de “Crescendo juntos na Unidade e na Missão”. É o primeiro documento que oferecemos à leitura e meditação dos leitores.
Em seguida, apresentamos dois comentários, ambos de conteúdo muito rico, que apontam as limitações e avanços da Declaração. O primeiro comentário é do bispo anglicano Bernard Longley e o segundo é do bispo católico romano Paul Richardson. Este último documento contém um guia de estudos para grupos de reflexão que desejam aprofundar o assunto. Esperamos que todo este material aqui reunido ajude-nos a crescer no compromisso de realizar a vontade do Senhor, para que sua Igreja se apresente unida perante o mundo e possa, assim, cumprir sua missão.
