Criação da Caritas do Sub-regional do Tocantins e lançamento da 5ª Semana Social Brasileira

Convocados por dom Philip Dickmans, bispo responsável pelo Sub-regional do Tocantins, reuniram-se, nos dias 8 e 9 de junho, no CTL dom Jaime Collins, em Miracema do Tocantins (TO), representantes das pastorais sociais, conselhos de cidadanias e centros de defesa dos direitos humanos, juntamente com o arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães e o bispo de Tocantinópolis (TO), dom Giovane Pereira de Melo.

Com assessoria do padre Nelito Dornelas, da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, e do senhor Vitélio, da Caritas Nacional, estudaram o texto-base da 5ª Semana Social Brasileira (SSB), que tem como tema “Estado para que e para quem”, aprofundaram sobre a Doutrina Social da Igreja, seu histórico e fundamentos e conheceram o histórico da Caritas e suas diretrizes atuais.

Considerando que o Tocantins é o mais jovem estado da federação, com apenas 22 anos, cuja criação se deu no dia 5 de outubro de 1989, os participantes do seminário apontaram os limites do estado, não obstante o notável progresso na região, no que se refere aos aspectos de infraestrutura física. No entanto, na vida da população local, sobretudo dos pobres, observam-se pouquíssima melhora, considerando a opção do estado pelo agronegócio e os grandes projetos. “Portanto, o debate da 5ª SSB foi considerado oportuno e deverá se multiplicar em todas as localidades, envolvendo os diversos seguimentos sociais”, destacou o padre Nelito Dornelas.

Para encaminhar as atividades da 5ª SSB formou-se um grupo do Sub-regional com representantes das quatro dioceses presentes. “Temos que sair do assistencialismo para a promoção humana, cobrando do Estado as políticas públicas”, disse a senhor Istelia, participante do seminário.

Quanto à criação da Caritas, os participantes do seminário a consideraram fundamental e indispensável para dar direcionamento e um novo impulso à ação social das Igrejas. O assessor nacional da Cáritas, Vitélio orientou o grupo sobre a função e a organização da Caritas Brasileira e Internacional. “A Caritas é a prática do amor plantada por Deus no coração das pessoas. Sua missão é somar forças junto as pastorais para capacitar a atuação social da Igreja junto à sociedade em favor dos pobres”, afirmou o arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito, que testemunhou sua experiência com a Caritas em São Raimundo Nonato (PI).

Os devidos encaminhamentos foram dados com a criação de uma equipe de articulação no Sub-regional.

Tags: