Cristãos Oram pela Unidade

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, organiza cada ano, na semana que antecede a festa de Pentecostes, uma semana de oração pela unidade dos cristãos. Aqui em nossa Arquidiocese, participam as Igrejas: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Anglicana, Igreja Presbiteriana e Igreja Católica. A abertura foi no domingo passado na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Todas as noites, em uma Igreja das que participam, se unem cristãos para orar atendendo o pedido de Jesus: “Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um”(Jo 17,11).

Esse caminho da unidade tem como princípio fundamental a busca do que nos une e não o que nos divide, Não é acentuando as diferenças que vamos encontrar a forma mais adequada para dialogar e trabalhar juntos. Infelizmente, ainda existem Igrejas cristãs que acentuam mais as diferenças, criticam e atacam, com a finalidade de angariar adeptos numa perspectiva proselitista que não favorece em nada, a realização do testamento de Jesus. É lamentável ver, em pleno século XXI, num mundo que grita pela paz, pelo entendimento entre os povos e nações, formas fortes de agressão religiosa em nome de Deus, entre nós cristãos.

Nesta semana em que dobramos os joelhos suplicando o dom da Unidade, desejamos reafirmar o nosso propósito, firme e decidido, na concretização da súplica de Jesus ao Pai pela unidade. Não se trata de uniformidade e sim de unidade na diversidade, somos diferentes, mas nos queremos bem e nos respeitamos. Para que o mundo creia em Jesus, como nosso Salvador e Redentor, não existe outro caminho. “Eu não te peço só por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em mim por causa da palavra deles, para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. Para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”(Jo 17,20).

Na busca da unidade, nós estamos orando também para que a cidade de Maringá, que nesta semana completa mais um ano de vida, se transforme em uma cidade cuja marca seja a união entre todas as religiões cristãs e não cristãs, na diversidade de raças e cores, nas diferentes culturas, entre ricos e pobres, entre homens e mulheres de todas as idades e categorias sociais. Queremos que todos sejam protagonistas de um novo tempo. Novo na esperança e na prática da justiça, novo no acreditar sempre na força dos pequenos e humildes, novo na fé de quem caminha tendo na frente o Senhor da vida e da história. Suplicamos ao Deus da vida para que Maringá seja a Feliz Cidade cuja marca principal seja a paz, a dignidade e a segurança social.

Como filhos e filhas nascidos do ventre de uma mulher, a mamãe que gerou a vida e deu na graça do Pai Deus, o sopro divino de uma herança eterna, elevamos sempre a prece de gratidão a todas e a cada uma delas. Somos filhos e filhas cuja marca é a capacidade de agradecer com o amor concreto, com o abraço da obediência, com o carinho do respeito, com beijo do reconhecimento, com o afeto da presença, com a lembrança eterna de quem nunca causou desgosto. Neste mês de maio, rico de comemorações, trazemos à memória as nossas queridas e sempre devotadas mamães.

Que o Deus da vida as cubra de bênçãos e nos faça caminhar sempre nos caminhos da unidade e da paz.

Dom Anuar Battisti

Tags:

leia também