Dos dias 10 a 21, na Cidade de Goiás (GO), estiveram reunidas a terceira e quarta turma (por volta de 40 alunos) do Curso de pós-graduação lato sensu em Pedagogia Catequética da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em parceria com a Pastoral da Educação Regional Serra Dourada.
Este curso é dividido em quatro módulos desenvolvidos nos meses de janeiro e julho, com aulas em período integral durante dez dias. O curso foi idealizado e fundado pelo bispo da diocese de Goiás, dom Eugênio Rixen, e reúne catequistas, padres, religiosas (os), seminaristas, enfim, cristãos católicos de quase todo o Brasil, favorecendo assim a troca de experiências e contribuindo para amadurecer a reflexão acadêmica da dimensão bíblico-catequética na ação eclesial evangelizadora.
O destaque do curso é que em todas as disciplinas da especialização há o esforço para transmissão do conteúdo a partir de uma leitura catequética, apontando as conquistas e desafios deste âmbito, sendo ministradas por grandes nomes da catequese no Brasil: padre Luis Alves Lima, irmã Maria Aparecida Barboza, irmão Israel José Nery, padre Eduardo Calandro como também grandes estudiosos como a doutora Ione Buyst, na liturgia, doutor padre Marcial, em História das religiões, doutor Pedro Ribeiro de Oliveira, na Sociologia da Religião, entre outros.
A especialização em Pedagogia Catequética, assessorada pelo professor Valdivino Ferreira e pela professora Marli Evangelista, tornou-se ponto de referência pela qualidade e eficiência, e também pelo grandioso acréscimo para a catequese nas dioceses, tendo aprovação unânime dos alunos matriculados, que satisfeitos, elogiam o trabalho, a seriedade e o empenho da equipe responsável.
Como exigência acadêmica, em janeiro, acontecem as apresentações das monografias das turmas que terminam o curso, neste ano a terceira turma; textos que visam beneficiar a produção de reflexão catequética para o Brasil. Das 22 apresentações, conforme anunciado pela banca examinadora, as pesquisas foram interessantes e poderão contribuir bastante na dimensão bíblico-catequética da igreja no Brasil.
Segundo a assessora da Comissão Bíblico-Catequética, da CNBB, Irmã Zélia Maria Batista, além de ter sido aluna da primeira turma e participante da banca examinadora da PUC-GO, mostrou-se contente com os resultados das exposições e espera contar com os novos especialistas para formação dos catequistas e articulação do trabalho sistemático da catequese. “Dom Eugênio comunicou os esforços da CNBB na articulação dos trabalhos nacionais e esteve presente durante todos os dias de aula, motivando para que esta especialização possa enraizar-se como momento fecundo de amadurecimento da catequese no Brasil”, afirmou a assessora.