Coordenadores diocesanos e de pastoral e presidentes de organismos do regional Centro-Oeste da Conferência dos Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiram, em reunião realizada no sábado, 7, em Goiânia (GO), o tema e o lema da Assembleia Eclesial do Regional, que acontecerá em setembro. Participaram do encontro 24 pessoas, de nove dioceses.
“Igreja toda missionária a serviço da sociedade” e “Servir ao Senhor com Alegria” (Sl 99,2) serão, respectivamente, o tema e o lema da Assembleia.
Segundo o padre Orcalino Lopes, da diocese de Ipameri (GO) e presidente da Comissão de Presbíteros no Regional, o Estudo nº 107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, e a temática da Campanha da Fraternidade 2015, foram fundamentais para a escolha do tema e lema da próxima Assembleia Eclesial. “Queremos retomar os ministérios dentro da Igreja, não só a vocação sacerdotal e religiosa, mas também laical. Quando falamos em Igreja toda ministerial, queremos dizer que todos estão a serviço dela, inclusive o laicato que tem uma riqueza a ser aproveitada; além disso, enfatizamos também a Campanha da Fraternidade que reflete sobre a Igreja a serviço da sociedade”, explicou.
Grupo de Trabalho
Ainda na reunião foi definido o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela estrutura e organização da Assembleia Eclesial. Integram o GT o padre Orcalino Lopes; o padre George de Albuquerque Tajra, da arquidiocese de Brasília (DF); o padre Sérgio Rosa Gonçalves, da diocese de Jataí (GO); o padre José Modesto, da diocese de Rubiataba (GO); e os leigos Neuza Maria Ribeiro e Vagner Alves Ribeiro, coordenadores da Pastoral Familiar na arquidiocese de Goiânia e Elésio Fonseca, coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa, também de Goiânia. A primeira reunião do grupo está marcada para o dia 5 de maio. O local de realização da Assembleia Eclesial ainda não foi definido.