Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) 

 

Celebramos, neste dia 2 de fevereiro, a Festa da Apresentação do Senhor e, por ocasião dessa festa, unimo-nos em oração pela vida dos religiosos e consagrados. Os religiosos e consagrados são como a luz das velas que acendemos no dia de hoje: iluminam a vida dos fiéis e rezam pelo Papa, pelos bispos, sacerdotes, seminaristas e pelas demais necessidades da Igreja. 

Já rezamos pelos consagrados e religiosos no terceiro domingo de agosto, dentro da perspectiva do mês vocacional, mas, no dia da Apresentação do Senhor, também somos convidados a rezar de modo especial. A presença dos religiosos anima a Igreja e encoraja a todos nós a nos consagrarmos ao Senhor de todo o coração. A beleza da Igreja reflete-se na vida consagrada. Rezemos para que não faltem vocacionados e vocacionadas com o desejo de ingressar em uma congregação religiosa. 

Rezemos pelas diversas congregações presentes em nossas comunidades com suas vidas e obras. Em muitas paróquias, os religiosos são responsáveis pela animação pastoral; em outras comunidades, atuam como catequistas, ministros da Palavra, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão e em tantos outros serviços prestados à comunidade. Que, por meio desta festa de hoje, se fortaleça o espírito de unidade na Igreja. 

Cada congregação religiosa possui sua missão e seu carisma específicos e, por meio deles, aproxima as pessoas de Deus e leva o amor de Jesus. Realizam a missão em nome da Igreja e vivem e anunciam que todos são um.  

Toda vocação é sinal do amor de Deus; é um chamado do Senhor ao qual respondemos com alegria por meio do nosso “sim”. Independentemente de ser vocação religiosa ou não, qualquer carisma enriquece a Igreja. É por meio das vocações que a missão da Igreja de anunciar Jesus Cristo e edificar o Reino de Deus aqui na terra continua. 

Este dia especial de oração pela vida consagrada e religiosa foi instituído com o objetivo de valorizar o testemunho de tantas pessoas jovens, moças e rapazes, que, por meio dos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência, se dedicam plenamente ao seguimento de Cristo. Como destacava o saudoso Papa São João Paulo II, trata-se também de uma ocasião para que os consagrados renovem seus propósitos e votos e se fortaleçam no chamado que receberam, aproveitando este dia para, diante do Senhor, renovarem os votos de pobreza, castidade e obediência feitos no dia de sua consagração. É também um dia de alegria, de confraternização e de fortalecimento do sentido de pertença à comunidade. 

Conforme já dissemos, esta celebração é um convite à reflexão sobre os rumos da vida religiosa no mundo, rezando ao Senhor da messe e pedindo mais operários para a messe, pois a missão não pode parar. É, antes de tudo, um dia de oração: em primeiro lugar, agradecendo ao Senhor pela presença dos religiosos na Igreja; em segundo, pedindo mais vocações e a perseverança daqueles que foram chamados. Por isso, essa celebração convida a Igreja a reconhecer a importância de todas as formas de vida consagrada: Institutos Religiosos, Sociedades de Vida Apostólica, Institutos Seculares, Ordem das Virgens, eremitas, entre outros. 

Esta celebração foi escolhida para um dia muito significativo, em que a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor. Peçamos a graça de Deus para que todos os religiosos e religiosas, neste dia, se apresentem diante do Senhor e renovem o compromisso de amar e servir os irmãos. E que cada batizado e batizada possa ir ao encontro do Senhor com suas velas acesas. 

Segue abaixo a oração que podemos rezar neste dia por todos os religiosos, religiosas e consagrados, pedindo a perseverança em suas vocações e a total entrega ao Senhor, bem como o surgimento de novas vocações. 

Oração pelos consagrados 

Deus Pai, que iluminastes o mundo com a vinda do vosso amado Filho e que enriqueceis a vossa Igreja com diversos carismas e ministérios, olhai por todos os que desejam dedicar-se ao vosso Reino. Enviai muitas e santas vocações à vida consagrada, despertando no coração dos nossos jovens o desejo de se entregarem totalmente a Vós. Renovai, pela força do vosso Santo Espírito, o ardor missionário dos consagrados e consagradas que se comprometeram convosco por meio dos votos de pobreza, castidade e obediência, nas diversas formas de vida e apostolado. Que continuem iluminando o mundo com o seu testemunho de vida, sendo sinais de amor e esperança no serviço aos irmãos e irmãs, sobretudo aos mais necessitados. Maria, modelo de vida consagrada e companheira de nossa caminhada, amparai, protegei e animai os consagrados e consagradas, para que, inspirados no vosso exemplo, renovem hoje e sempre, com alegria e entusiasmo, o seu “sim” a Deus.  

Amém! 

 

 

Tags:

leia também