O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, participou nesta segunda-feira, 25 de agosto, da sessão especial na Câmara dos Deputados, pelo Dia Nacional da Ucrânia. A sessão foi proposta pelo deputado federal delegado Paulo Bilynskyj, de São Paulo.
Dom Ricardo afirmou que a presença da CNBB na sessão especial trata-se de um gesto de fraternidade da Conferência dos Bispos do Brasil unindo-se ao povo na comemoração do Dia Nacional da Ucrânia. Na ocasião, dom Ricardo lembrou do Dia de Jejum e Oração, sexta-feira, 22 de agosto, convocado pelo Papa Leão XIV em favor da Paz e pelas vítimas das guerras, entre elas a da guerra da Ucrânia.
Dom Ricardo recordou dois gestos significativos de proximidade entre a Igreja Católica e Ucrânia. “A visita do arcebispo de Brasília, o cardeal Paulo Cezar Costa, ao país e o envio de uma carta que os bispos da Igreja Greco-Católica dirigiram à presidência da CNBB, traduzida e enviada à todos os bispos do Brasil. “Esses sinais expressam a mesma certeza: Igreja está unida na dor e na Esperança do povo ucraniano”, disse dom Ricardo.
Segue, abaixo, a íntegra da fala do secretário-geral da CNBB:


