A arquidiocese de Diamantina (MG) realizou, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, o Encontro de Formação Missionária, que contou com a participação de quase 50 padres, 8 diáconos e 25 leigos.
O arcebispo dom João Bosco Óliver de Faria acompanhou o evento, que foi coordenado pela assessora nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Dirce Gomes da Silva.
A partir do questionamento “Que missão queremos?”, foi estudada a exortação do papa Francisco, “A alegria do Evangelho”. A assessora do encontro também discorreu sobre “Missão hoje: deslocamentos fundamentais para uma Igreja em estado permanente de missão”, outro aspecto abordado pelo papa.
A crise do individualismo, a fome de espiritualidade, o fenômeno da globalização, além da revolução tecnológica foram apontados como grandes desafios para a missão. A necessidade da conversão foi sugerida como um possível caminho.
Ao final do encontro foram dados os primeiros passos para a organização missionária da arquidiocese, por meio dos Conselhos Missionários.
