A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou duas visitas na quinta-feira, 22 de janeiro. Uma delas foi ao Dicastério para as Causas dos Santos. O grupo foi recebido pelo prefeito do Dicastério, cardeal Marcello Semeraro.
Na reunião, a presidência da CNBB agradeceu a presença do cônego Antônio Saldanha, em julho de 2025, no primeiro Encontro de Postuladores das Causas dos Santos, promovido pela CNBB em Brasília. Atualmente, no Brasil estão em curso 139 causas do Brasil, sendo 13 beatos. O Dicastério, entregou à presidência da CNBB uma síntese sobre a situação de cada causa, destacando que a santidade expressa parte da ação pastoral da Igreja.
Uma iniciativa apresentada ao Dicastério foi a proposta formativa que a CNBB vai desenvolver, emparceria com a PUC-Rio, com o objetivo de qualificar agentes eclesiais brasileiros para os processos de canonização e valorização do testemunho de santidade.
Na ocasião, a presidência da CNBB entregou o Relatório da Presidência da CNBB – Ano 2025 e o texto-base da Campanha da Fraternidade 2026 que tem como tema a questão da moradia digna.
Tutela de Menores
Outra agenda do dia foi visita à Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores. Na oportunidade, foi aprofundado, com o presidente da Comissão, dom Thibault Verny, nomeado pelo Papa Leão XIV em julho de 2025, o conceito de vulnerabilidade à luz da realidade brasileira, considerando critérios objetivos que favoreçam políticas eficazes de prevenção, cuidado e responsabilização.
Nesta visita, os representantes da Pontificia Comissão de Tutela confirmaram sua participação na 62ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em abril, para contribuir com a formação dos bispos do Brasil no tema. A presidência entregou ao presidente da Comissão o relatório da Presidência da CNBB – Ano 2025 e o texto-base da CF 2026.

Missa pelo Bicentenário Brasil-Santa Sé
Amanhã, 23 de janeiro, às 12h (horário de Brasília) e 16h (horário de Roma), a Presidência da CNBB participará da missa solene na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Este momento será um dos pontos centrais da agenda institucional e celebrativa do Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé. Para a celebração estão sendo esperadas autoridades religiosas, civis e diplomáticas do Brasil e da Santa Sé.
A missa será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, A celebração será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, com animação musical da Camerata Antiqua de Curitiba vai ser transmitida nas redes sociais da Conferência, às 12h (horário de Brasília), no Youtube (@cnbbnacional).
Agenda de visita aos Papa e aos Dicastérios
Nos dias seguintes, estão previstos encontros com o Dicastério para a Doutrina da Fé e o Dicastério para o Clero, no dia 21; com a Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores e o Dicastério das Causas dos Santos, no dia 22; e, no dia 23, com o Dicastério para os Bispos e o Dicastério para a Cultura e a Educação.
Após o fim de semana, a programação segue no dia 26 de janeiro, com a Audiência com o Papa Leão XIV, seguida de encontro com o Dicastério para a Evangelização. No dia 27, estão previstos compromissos com o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e com a Secretaria de Estado. Já no dia 28, a Presidência se reúne com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. A visita se encerra no dia 29 de janeiro, com encontro no Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
