A diocese de Balsas preocupada com a formação cristã das comunidades, sente a necessidade de ajudar as pessoas neste processo de crescimento e amadurecimento da fé em um contexto eclesial.
A iniciação cristã visa transformar a fé inicial em fé adulta, madura, cada vez mais consciente, comprometida e consequente.
Padre Jorge Birk coordenador diocesano da catequese diz que: “nestes tempos devemos pensar uma catequese no caminho da Iniciação Cristã de Adultos, que é para envolver toda a família no amadurecimento da vida cristã”.
A diocese de Balsas quer construir um processo bonito sem pressa e fundamentado no que diz Aparecida: “Assumir a Iniciação Cristã exige não só uma renovação de modalidade catequética da paróquia. Propor que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para Iniciação seja assumido em todo o continente como a maneira ordinária e indispensável de introdução na vida cristã como a catequese básica e fundamental” (DAP nº 294).
A proposta diocesana é de: formação para coordenações paroquiais, podendo ser dada em estilo catecumenal; encontros por diaconia; que o batismo e a catequese andem juntos; participação da escola de formação diocesana; organizar a equipe paroquial de catequese; criar uma coordenação de diaconia que faça parte da equipe diocesana. Desta forma, contribuindo para o projeto diocesano de catequese.