Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda elabora Diretório Sacramental

Conselheiros da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ) discutiram e analisaram, nos dias 20 a 22, a elaboração do Diretório Sacramental Diocesano, iniciativa que teve sua primeira etapa em novembro do ano passado.

De acordo com o coordenador diocesano de pastoral, padre Leandro Nunes, o diretório vai nortear o futuro da diocese no tocante aos sete sacramentos na expectativa de cumprir as determinações das novas diretrizes diocesanas. “Demos um passo importante neste conselho para iluminar nossa caminhada; os trabalhos em grupos enriqueceram o documento para a síntese final”, disse padre Leandro.

O bispo diocesano, dom João Maria Messi, participou do conselho e agradeceu o empenho dos conselheiros das quatro regiões pastorais da diocese. “Esse diretório vai nos favorecer a trabalhar a unidade e a comunhão eclesial, porque os desafios da evangelização na atualidade devem ser encarados, mas com organização. Obrigado aos que nos ajudaram a concluir esta etapa”, congratulou dom João.

A produção do Diretório Sacramental vai passar por etapas nas regiões pastorais com encontros com o clero e lideranças das pastorais. As conclusões que passarão pela sistematização serão desenvolvidas de julho a outubro. Em novembro, no último Conselho Diocesano do ano, provavelmente serão aprovadas.

Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária Diocesana aproveitou o momento para informar a situação dramática em que os presos da Casa de Custódia de Volta Redonda vem passando, devido a superlotação com mais de 400 pessoas. Foi decidido e aprovado pelo conselho enviar uma Carta ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, exigindo providências.

Tags: