“Ide pelo mundo inteiro e pregai o evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15). Foi com esta citação bíblica que o Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo da CNBB, padre Elias Wolff, abriu o seminário que estudou as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2011 – 2015, promovido pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES).
“Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade”, frisou padre Elias Wolff sobre o que é evangelizar.
Quanto às DGAE, Elias destacou, “as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora são a tentativa de escutar os sinais dos tempos, os desafios que neles se manifestam e orientar o ser e agir da Igreja”.
Dentro desta temática da evangelização, o assessor também refletiu sobre a figura do discípulo. “Discípulo é aquele que segue outro, em suas idéias, atitudes, posições ideológicas e determinações existenciais. Seguimos alguém, mas não qualquer um. Somos seguidores, discípulos de Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado”.
O seminário foi realizado na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro do Itapemirim, que recebeu um bom número de pessoas na noite da última terça-feira, 27/03. O Plano de Pastoral de Diocese foi elogiado diversas vezes pelo palestrante, que afirmou em vários momentos que o Plano já continha muitas características abordadas nas DGAE.
O mesmo conteúdo foi trabalhado pelo padre Elias Wolff na Reunião dos Presbíteros da diocese, que aconteceu no dia seguinte em Jerônimo Monteiro.
