Ebruc e Fórum de Cultura aprofundaram temas de trabalho das Pastorais da Cultura e Universitária
Com o tema “Tecendo a vida com arte”, o III Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc) e o III Fórum Nacional de Cultura reuniram cerca de 550 participantes de vários estados do Brasil, além do Chile e da Colômbia. Os dois eventos, que aconteceram entre os dias 10 e 12 de outubro, em Colatina (ES), tiveram em suas programações abordagens de temas relacionados à atuação das Pastorais Universitária e da Cultura.
O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros, avaliou o encontro e ressaltou a acolhida e o empenho da diocese de Colatina na preparação do evento e recepção dos participantes e as temáticas abordadas. “Tudo foi bastante rico para o tema aqui aprofundado e para o trabalho que a nossa Comissão vem realizando”, disse o bispo.
Dom Justino ainda comentou a respeito da “perspectiva de futuro” para as Pastorais envolvidas no trabalho da Comissão. Para ele, o encontro e o fórum “deixaram as portas abertas para continuidade da reflexão e, sobretudo, para o investimento na formação seja dos agentes da Pastoral Universitária, seja dos agentes da Pastoral da Cultura”.
Atividades
O primeiro dia do Ebruc, 10,iniciou o com a acolhida dos participantes pelas famílias capixabas, na Faculdade Castelo Branco, em Colatina. Também aconteceu o “Chega mais”, um momento de interação promovido pela Pastoral Universitária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). A abertura oficial do evento teve a presença do bispo local, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias; do bispo emérito, dom Décio Sossai Zandonade; do prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski. Após a cerimônia de abertura, houve momento de espiritualidade e apresentação da tribo indígena “Tupinikin da aldeia do Irajá”.
O segundo dia começou com uma celebração eucarística presidida por dom João Justino.
Durante os dois eventos, ocorreram diferentes manifestações culturais, como teatro, dança e música. “A presença da Pastoral Universitária na sociedade: caminhos para iluminar a nossa ação” foi um dos temas de painel. Além de oficinas, o Ebruc contou com a conferência “Hospitalidade e Comensalidade”, com o antropólogo Roberto Da Matta, e a mesa “Igreja e Sociedade (des)encontros de Horizontes”, com o professor Vilaschi (UFES) e o bispo emérito de Colatina, dom Décio Zandonade.
O III Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc) e o III Fórum Nacional de Cultura foram promovidos pela Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB e a diocese de Colatina, em parceria com a arquidiocese de Belo Horizonte, a PUC-Minas, a Associação Nacional de Educação Católica (Anec) e a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa – ADCE Brasil.