A diocese de Corumbá (MS) reuniu, neste final de semana, 90 lideranças, para estudar, refletir e aprofundar a Missão Continental. O secretário do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e assessor da Comissão Episcopal para Animação Missionária da CNBB, padre José Altevir da Silva, CSSp, assessorou o encontro.
“A Igreja está chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais”, disse padre Altevir, citando as palavras do documento da V Conferência do Episcopado da América Latina e Caribe. “Esta firme decisão missionária deve impregnar todas as estruturas eclesiais e todos os planos pastorais de dioceses, paróquias, comunidades religiosas, movimentos e de qualquer instituição da Igreja”, acrescentou.
Segundo padre Altevir, o projeto Missão Continental quer colocar a Igreja e todos na Igreja em estado permanente de Missão.
“Tudo isto exige de toda a Igreja uma conversão pastoral; a audácia de tornar mais evangélica, discipular e participativa, a maneira como pensamos e realizamos a pastoral. Levar a cabo esta tarefa exige viver uma espiritualidade de comunhão”, explicou o assessor.
O bispo diocesano de Corumbá, dom Segismundo Martinez, também participou do encontro e motivou os participantes, leigos e padres, a acolherem “com solicitude o conteúdo a ser transmitido sobre a missão continental”. Dom Segismundo recordou que o Plano Pastoral Diocesano contempla, “de maneira evidente”, o compromisso com a dimensão missionária.