A Diocese de Criciúma acolhe hoje segunda-feira, 09 de julho, os bispos das outras nove dioceses da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 4 (Santa Catarina). Os bispos serão recepcionados durante todo o dia na residência do bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach. Dentre os objetivos da vinda, estão a reunião dos bispos da CNBB Sul 4 e a reunião do Conselho Regional de Pastoral (CRP), formado por bispos, padres e leigos que conduzem as dioceses e as coordenações regionais e diocesanas de movimentos, organismos e serviços de pastoral.
Os bispos que estarão presentes são: dom Wilson Tadeu Jönck – arcebispo de Florianópolis e Presidente da CNBB Regional Sul 4; dom Augustinho Petry – bispo de Rio do Sul; dom Irineu Andreassa – bispo de Lages; dom Irineu Roque Scherer – Bispo de Joinville; dom João Oneres Marchiori – bispo Emérito de Lages; dom José Negri – bispo de Blumenau; dom Manoel João Francisco – Bispo de Chapecó; dom Mário Marquez – Bispo de Joaçaba; dom Severino Clasen – bispo de Caçador; padre Sérgio Jeremias de Souza – Administrador da Diocese de Tubarão.
O encontro englobará diversas atividades. Na noite do dia 09, os bispos celebram Missa às 19h na Catedral São José. Na terça-feira, 10, também às 19h, celebram na Igreja Matriz São Marcos, em Nova Veneza (SC), cuja paróquia celebra seu centenário de fundação no dia 31 de julho. A terça-feira é dia de júbilo também pelo aniversário natalício do presidente da CNBB Sul 4 e arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck.
Dentre os dias 10 e 11, os bispos permanecem em reunião na residência do bispo de Criciúma. Já no fim da tarde de quarta, seguem para a Fundação Shalom da Família, na localidade de Linha Batista, para uma reunião com os ecônomos (pessoas responsáveis pelas finanças nas dioceses).
Na quinta-feira, 12 de julho, o grupo aumenta. A partir das 08h30min, cerca de 70 pessoas (incluindo bispos, ecônomos e coordenadores) se reúnem nas dependências da Fundação Shalom da Família, para a reunião do CRP. O encontro perdura até o meio dia de sexta-feira, 13. Entre os temas centrais da pauta estão a organização para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e o Laicato, entre outros assuntos pertinentes à Igreja em Santa Catarina.