Diocese de Guaxupé promove Retiro das Santas Missões Populares

As 86 paróquias da diocese de Guaxupé (MG) foram representadas por missionários no II Retiro Diocesano das Santas Missões Populares, realizado de 24 a 26 de abril, no Ginásio Poliesportivo de Guaxupé. Mais de 1.500 leigos participaram do encontro, além de todo o clero e seminaristas. O evento também é parte da preparação para as festividades do centenário da diocese, que acontecerá em fevereiro de 2016.

Na oportunidade, todos foram convidados a renovar sua disposição, os ensinamentos de Jesus e o compromisso da missão.  “Diante deste segundo retiro, as nossas expectativas são superar em números o primeiro. Desejamos fazer com que aconteça um novo pentecostes e que a força do Espírito Santo seja a nossa força para a caminhada que temos pela frente, para que, assim, as pessoas entendam verdadeiramente o que é ser missionário”, disse o bispo diocesano, dom José Lanza.

Avaliação e perspectivas

A segunda edição do retiro contou com a participação do padre Luiz Mosconi, que já ajudou a implantar o projeto das Santas Missões Populares (SMP) em mais de 50 dioceses do Brasil, América Latina e Europa e, a convite do bispo diocesano, dom José Lanza Neto, assessora o processo de implantação das SMP na região.  

O padre Luís Mosconi promoveu um balanço das atividades realizadas desde o primeiro retiro, tendo como base os objetivos traçados, que se dividem em nível pessoal, eclesial e social. Em seguida, houve um momento de partilha de experiências da caminhada missionária e, em seguida, o padre incentivou os missionários a se dedicarem na realização das ações missionárias.

Importância de ser missionário

Fortalecer, encorajar e dar convicção à dimensão missionária da Igreja, estas foram expressões elencadas pelo bispo de Guaxupé, dom José Lanza Neto, no encerramento do II Retiro Diocesano das Santas Missões Populares. “As pessoas se conscientizaram, ainda mais, da importância do ser missionário, do que significa realmente esta convicção que nós precisamos ter diante do trabalho que nós teremos que desenvolver”, afirmou o bispo. 

SMP e Centenário

Desde o início de 2014, todas as paróquias da diocese de Guaxupé estão envolvidas nas atividades comemorativas pelos 100 anos de criação (1916 -2016), sobretudo, por meio das Santas Missões Populares. Trata-se de uma grande mobilização de evangelização. O projeto atingirá as cidades da região, com os missionários leigos que percorrerão ruas, casas, praças e entidades, anunciando Jesus Cristo. Representantes de todas as paróquias estão recebendo formações constantes para atuar nas missões.

Outras ações estão programadas para marcar as comemorações do centenário, entre elas a produção de uma revista histórica com os principais fatos ocorridos na diocese ao longo destes 100 anos, além do lançamento de bandeiras comemorativas e atrações especiais em 2016.

Em fevereiro desse ano, houve a Missa Solene em comemoração aos 99 anos da diocese. Na ocasião, teve início a Peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira da diocese, que está passando por todas as paróquias e visitará também órgãos públicos da cidade. A peregrinação será encerrada em 31 de janeiro de 2016, data em que acontecerá a celebração dos 100 anos. 

Com informações da diocese de Guaxupé

Tags: