Diocese de Jataí discute catequese, liturgia e caridade em Reunião Diocesana de Pastoral

A diocese de Jataí (GO) realizou no último fim de semana, dias 25 a 27, sua 82ª Reunião de Pastoral Diocesana. “A Igreja diocesana à luz do Documento de Aparecida: catequese, liturgia e caridade”. Foi a partir deste tema que os 120 participantes, entre padres, religiosos e leigos, vindos das 29 paróquias dad diocese discutiram a temática a partir de três eixos: catequese, liturgia e caridade.

Um dos destaques do encontro, segundo a religiosa da Congregação das Irmãs Pastorinhas, irmã Cristiane Ribeiro, foi o apelo à missionariedade. “Ficou muito claro o apelo à missionariedade, porém não de forma isolada, mas em profunda comunhão, visto que, mais do que nunca devemos estar conscientes de que somos uma rede de comunidades”, disse a religiosa.

IMG_0716Ainda durante a Reunião, o bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO) e assessor para a Liturgia do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins), dom Adair José Guimarães, que assessorou a Reunião, disse, de maneira enfática, que é necessário “erradicar a pastoral da manutenção, e estabelecer uma pastoral dinâmica, criativa”.

Foi colocado que os três eixos em discussão se interligam em torno de um eixo comum: “a santíssima Trindade que nos congrega e envia, em nome do Senhor Jesus; desta forma toda a atividade pastoral em nossas paróquias ganha um novo sentido”, completou irmã Cristiane comentando a fala do dom Adair.

Como parte integrante da 82ª Reunião de Pastoral Diocesana, na noite do dia 26, foi celebrada na catedral de Jataí, a abertura do Ano Jubilar dedicado a dom Germano Veja Campon e dom Benedito Domingos Cóscia, primeiros bispos da diocese. O momento teve a presença e testemunho de dom José Chaves, bispo emérito de Uruaçu, que conviveu com dom Benedito.

Tags: