A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegam ao estado de Rondônia (RO) amanhã, 2 de agosto, na cidade de Vilhena e segue depois para Colorado do Oeste; Cacoal, São Miguel do Guaporé, Ji-Paraná e Jaru. A cidade de Vilhena que pertence á diocese de Ji-Paraná será a primeira cidade da Amazônia e do Regional Noroeste da CNBB a receber os símbolos da Jornada.
Uma intensa programação que inclui missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows está sendo preparada para receber a Cruz da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora em cada município do estado, e desta forma, despertar a atenção da sociedade para a juventude.
“Diante da vida de tantos jovens que vão conhecendo a experiência do sofrimento, da solidão, do abandono, queremos ser a voz consoladora de Cristo para eles. Precisamos ser o Cirineu que ajuda a suportar o peso da cruz de cada dia”, explica dom Bruno Pedron, bispo da diocese de Ji-Paraná.
A diocese, em consonância com as palavras do papa Bento XVI, busca a reflexão sobre a vivência da fé e do exercício da caridade, pontuando o legado social da JMJ que aponta as pragas que atingem a juventude deste momento histórico, sobretudo o mundo das drogas. “Queremos ser a Igreja que se aproxima e se coloca disponível para ajudar a encontrar o sentido da vida através da prevenção, acolhimento e recuperação para a vida, eis a nossa missão”, ressalta dom Bruno Pedron.