Dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí, presidiu a cerimônia de abertura da 5ª Semana Social Brasileira (SSB) em sua diocese. A solenidade, no último dia 10/05, contou com a participação de cerca de 200 participantes, entre presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, coordenadores paroquiais e regionais das pastorais e movimentos sociais, além de autoridades civis de Jundiaí e Várzea Paulista.
O tema da 5ª SSB, “Estado para que e para quem?” e o lema “Um novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver” deve ser aprofundado nas paróquias e comunidades da diocese. Dom Vicente recordou em seu discurso que Cristo e a sua preferência pelos pobres é a confirmação que Deus esta junto dos mais necessitados. “A opção pelos pobres é uma das maiores demonstrações que o bem maior do evangelho é defender os menos favorecidos, aqueles que não se destacam, os que não têm voz no meio da multidão”.
A organização da 5ª SSB em Jundiaí é uma iniciativa do Fórum das Pastorais Sociais da diocese, formado pelas Pastorais da Criança, do Menor, da Saúde, da Sobriedade, da Mulher, Carcerária, Pessoa com Deficiência, Mundo do Trabalho, Fé, Política e Cidadania e Cáritas Diocesana. O objetivo da mobilização será promover o debate sobre o Estado brasileiro e articular diversas forças da sociedade buscando construir alternativas de transformação. Trata-se de uma construção coletiva discutida em nível nacional que, a partir do diálogo, das relações interpessoais, chega às paróquias e comunidades e se desenvolve num processo que educa e motiva para as mudanças.
Com informações de Jussane Rodrígues, da Diocese de Jundiaí.
