Diocese de Luziânia (GO) implanta 3 projetos pastorais como respostas ao tempo da pandemia

Neste tempo de pandemia, muitas dioceses têm desenvolvido projetos para estarem próximas das comunidades. Na Diocese de Luziânia (GO) estão sendo lançadas três iniciativas pastorais emergenciais. A primeira é o projeto Partilha e Dízimo à distância. Voltada para as paróquias da diocese, a iniciativa da Coordenação Diocesana de Pastoral e do Setor Diocesano de Comunicação, contempla os seguintes meios para viabilizar a devolução do dízimo às paróquias: transferência bancária para uma conta específica da paróquia; ferramenta Partilha Fraterna, oferecida gratuitamente pelo Sistema Eclesial da Théos; entrega presencial do dízimo em cofre, na igreja, ou em casa.

“Com a diminuição da frequência dos fiéis ao templo e menor busca de serviços nas secretarias paroquiais, faz-se necessário oferecer novos meios para a partilha e devolução do dízimo nas comunidades paroquiais. As estruturas físicas e o quadro de pessoas, ministros e colaboradores das paróquias, continuam sendo mantidos”, destacou o bispo diocesano, dom Waldemar Passini Dalbello.

O segundo projeto é o Vizinhos Fraternos e Solidários. É um programa pastoral no âmbito da caridade, cujo objetivo é proporcionar vínculos de solidariedade, com ajuda concreta, a partir de comunicação entre os moradores de uma mesma rua, quadra ou condomínio, num mesmo bairro ou setor, sobretudo por grupos no aplicativo whatsapp. Segundo Dom Waldemar, “a permanência em casa, principalmente idosos e pertencentes aos grupos de risco, exigirá expressões de apoio entre os vizinhos, oferecendo ajuda aos que não podem sair de suas casas, e àqueles que não estão sem serem atendidos em suas necessidades básicas.”

O terceiro projeto denominado SOS Escuta e Oração tem o objetivo de atenuar o sofrimento de irmãos e irmãs a partir da escuta atenta e amorosa, e da oração por meio de um contato telefônico. “No contexto do isolamento social, do medo e do estresse constante, a assistência espiritual sincera e profunda pode auxiliar muitas pessoas a permanecerem confiantes, dispostas a prosseguir, abertas ao presente e ao futuro. Um apoio espiritual e fraterno em momentos difíceis pode ser determinante em alguns casos”, concluiu dom Waldemar.

Saiba mais: https://www.cnbbco.com

Tags:

leia também