Diocese de Marabá inaugura novo seminário

A diocese de Marabá (PA) conta com uma nova estrutura de formação sacerdotal. O novo complexo do Seminário São João Paulo II, construído em Ananindeua (PR), na região metropolitana da capital paraense, foi inaugurado na quarta-feira, dia 21 de maio, com uma missa presidida pelo bispo diocesano, dom Vital Corbellini, e concelebrada por sacerdotes das dioceses de Marabá (PA) e Belém (PA).

 De acordo com dom Vital, o antigo seminário era pequeno e foi necessário construir mais quartos para abrigar os jovens que estão discernindo a vocação. “Ele foi construído a fim de que aqueles que irão assumir o ministério sacerdotal possam mediante a vida comum e os estudos filosóficos e teológicos na universidade ter um lugar de vida conforme o chamado do Senhor”, explica o bispo.

Dom Vital ainda ressaltou a importância de orar pelos seminaristas “para que possam perseverar na vocação”. Para o bispo, o seminário é, sem dúvida, “um dom de Deus”.

A inauguração contou com a presença de seminaristas das dioceses que estudam no Instituto de Filosofia e de Teologia de Belém (PA), colaboradores do seminário, lideranças leigas, religiosos e religiosas.

Vocação

As vocações à vida sacerdotal estão recebendo investimentos, em Marabá (PA), com encontros que possibilitem um despertar vocacional. “O Senhor está nos enviando pessoas que pensam a possibilidade de algum dia viverem o dom do sacerdócio”, afirma dom Vital Corbellini. Além dos leigos para a evangelização, o bispo sinaliza a necessidade de pessoas “que vivam a graça de serem presbíteros, que amam a Deus e amam o povo, sendo verdadeiros pastores, como Jesus Cristo e sintam o cheiro das ovelhas, como nos fala o Papa Francisco, pois são convidados a dar a vida pela causa do Reino e de sua Igreja”, disse.

Tags: