O novo prédio do Seminário Menor Diocesano de Mogi das Cruzes (SP) será inaugurado no dia 7 de fevereiro, durante solene celebração presidida pelo bispo local, dom Pedro Luiz Stringhini, com presença de sacerdotes, religiosos e seminaristas.
A instituição responsável pela formação dos futuros padres iniciou suas atividades em 2014, e leva o nome de São João XXIII, o papa que criou a diocese, em 9 de junho de 1962.
O Seminário Menor consiste na primeira etapa do processo formativo dos candidatos à ordenação sacerdotal. Os seminaristas menores cursam o ensino médio e se dedicam à vida espiritual e comunitária, orientados por padres formadores. Quando aprovados nesta fase, ingressam para o Seminário Maior de Filosofia e Teologia.
A diocese de Mogi das Cruzes receberá os primeiros candidatos ao sacerdócio, jovens provenientes das paróquias do Alto Tietê, que passaram por período de discernimento vocacional.
“Estamos empenhados, cada vez mais, na formação dos futuros padres, na certeza de que, nestes tempos, ainda há muito o que fazer pelas vocações sacerdotais. O exemplo de São João XXIII será uma importante inspiração nesta jornada. A oração da comunidade diocesana animará os seminaristas. E, acima de tudo, Jesus Cristo Bom Pastor, modelo para os sacerdotes, não deixará de enviar trabalhadores para sua messe”, comenta o reitor do Seminário Menor, padre Thiago Cosmo.
Com informações e fotos da diocese de Mogi das Cruzes.