Dom Leonardo nasceu em Diamantina (MG), filho de Antônio Gabriel Pereira e Maria Nilda M. Pereira, no convívio de 13 irmãos, a vida religiosa de dom Leonardo sempre foi marcada pelo caráter da profecia nos desafios da ação profética e comunitária.
Na sua ação pastoral, o bispo se dedica de forma apaixonada à promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Em seu ministério, ele define que “a Igreja tem o dever de formar a consciência política do cristão e a consciência de fazer acontecer um mundo melhor”. Quando é questionado sobre a defesa dos direitos infanto-juvenis, na ação junto à Igreja e à Pastoral do Menor, dom Leonardo define que a atenção assume proporções maiores. “Minha diocese passa a ser o Brasil”.
A cidade e região de Paracatu, no norte de Minas Gerais, onde atua como bispo, estão em festa. A comunidade reconhece em dom Leonardo – o amor, o cuidado e atenção às crianças. Também, como um orientador sempre misericordioso e preocupado em atender e ouvir as necessidades do povo.