O Itinerário Catequético: Iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal foi tema de dois eventos da diocese de Parnaíba (PI). De 18 a 20 de março, o subsídio foi abordado no Encontro de Formação Permanente do Clero, e de 21 a 24, no Encontro de Catequese do regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reuniu representantes de seis das oitos dioceses do Piauí. O assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Décio José Walker, conduziu as duas formações.
O texto, apresentado em novembro de 2014, durante o Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã, ocorrido em São Caetano do Sul, propõe orientações para o trabalho de catequese nas diversas realidades do território nacional. São dadas indicações para a Pastoral Bíblico-Catequética, além de orientações que tornem possível a iniciação à vida cristã por meio do processo de inspiração catecumenal, que recorda a experiência das primeiras comunidades cristãs. Esta metodologia sugere um “processo de educação da fé nos tempos de mudança de época”, define o subsídio.
Durante o Encontro Regional de Catequese, a coordenação apontou, aos representantes das dioceses do Piauí, os caminhos para colocar o Itinerário em prática, de acordo com a realidade de cada Igreja particular, “mas sempre buscando sintonia para melhores resultados”.
A aproximação das dioceses foi mais intensa no momento em que os catequistas estudaram sobre a nova metodologia proposta pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética da CNBB.
O coordenador regional de Catequese, padre João Paulo Moreira, destacou a valorização da leitura orante da Bíblia, a formação de discípulos e o acompanhamento como elementos para inserção dos catequisandos “como pessoas de bem na vida em comunidade”.
O bispo de Campo Maior (PI) e referencial da Catequese no regional, dom Eduardo Zielski, ressaltou, durante o encontro, que a nova metodologia de catequese responde à percepção de que a formação apenas preparava para o recebimento dos sacramentos. “A nossa preocupação é para que a catequese ajude as pessoas a terem uma vida cristã no cotidiano, no trabalho, no lazer e em outras situações que a pessoa está presente. O cristão não é só quando recebe o sacramento, mas é cristão sempre”, observou.
Encontro do Clero
Além da abordagem do Itinerário Catequético, no Encontro com o Clero houve a entrega do documento 102 da CNBB “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” (DGAE 2015-2019) e da carta pastoral do bispo de Parnaíba, dom Alfredo Schaffler, sobre o Ano da Paz, que acontece até o Natal deste ano.
O texto de dom Alfredo aponta dados da violência no país e analisa algumas das causas da situação atual. O bispo também recorda o magistério do papa Francisco e de outros papas sobre a paz. “A paz é um valor e um dever universal e encontra seu fundamento na ordem racional e moral da sociedade que tem as suas raízes no próprio Deus. A paz é fruto do amor. Por isso a vivência do amor pode reverter esta situação”, comenta.
Ao final, propõem uma ação comunitária em favor da paz. “Convocamos todas as nossas comunidades paroquiais, a fim de que o tema da Paz seja incentivado nas mais diversas atividades pastorais, especialmente nos festejos que estão sendo celebrados. Junto com a CNBB queremos orientar que no dia 04 de outubro, festa de São Francisco de Assis, arauto da paz, seja realizada uma Caminhada pela Paz em todas as comunidades paroquiais, nas cidades e no interior”, conclama o bispo.
Com informações e imagem da diocese de Parnaíba e regional Nordeste 4 da CNBB.