Diocese de Picos promove Caminhada da Solidariedade e da Paz

Na manhã de domingo, 03, milhares de pessoas participaram da 8ª Caminhada da Solidariedade e da Paz, em Picos (PI), que este ano conclamou a população a refletir a temática “Queremos Saúde Pública de Qualidade”, referente ao tema da Campanha da Fraternidade 2012 que trata da Saúde Pública.

A oitava edição da Caminhada levou um número recorde de pessoas a realizar o percurso, que este ano foi diferente, começando na Igreja Matriz do Bairro Junco e encerrando na Praça Dr. Antenor Neiva, em frente ao Hospital Regional Justino Luz.

A missa teve início às 6h, foi celebrada pelo bispo de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres Flávio Santiago, Pároco do Junco; Feliciano Dias, Pároco de Pio IX; Antônio Cristo, Pároco de Patos; Sérgio Leal de Moura, Reitor do Seminário São José; Ferdiran Fontes, Capelão da Igrejinha; José Walmir, Pároco de São José Operário; João Pereira, Vigário Judicial da Diocese; Francisco Pereira Borges, Pároco de Bocaina e Coordenador da Caminhada, e pelos diáconos Francidilso Silva e Wagner Carvalho.

De acordo com dom Plínio José, a Caminhada deixou de ser uma mobilização apenas da cidade de Picos a favor da solidariedade e da paz, e se tornou uma grande manifestação fraterna de toda diocese, tendo em vista a participação de inúmeros municípios no evento, como Pio IX, Santa Cruz do Piauí, Bocaina, São João da Canabrava, São Luiz do Piauí, Sussuapara, Geminiano, Simões, Fronteiras, Jaicós, entre outros.

Com camisetas nos tons azul e amarelo, e lenços brancos nas mãos, os participantes da caminhada fizeram da BR um tapete colorido, chamando atenção dos que passavam pela estrada e contagiando, com muita alegria, aqueles que observavam das suas residências.

Dom Plínio José realizou a leituras ao longo do trajeto das propostas para melhoria da Saúde Pública apresentadas pela população durante o Fórum de lançamento da 8º Caminhada da Solidariedade e da Paz.

Juventude

Outra marca registrada durante o percurso foi a animação dos jovens, especialmente os que integram a Pastoral da Juventude, que levaram faixas e bandeiras, formaram quadrilhas juninas, soltaram balões e confetes na passarela, como gesto comemorativo à Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho de 2013 no Brasil, com a presença do papa Bento XVI.

Apresentações culturais

Na Praça Dr. Antenor Neiva houve a apresentação de violeiros, com canções sobre a realidade da saúde pública no Brasil, seguida de muita animação com a apresentação de Edimar Bringeo, Darlan Alves e Jucélia Rocha, além do Grupo de Capoeira da Cidade de Deus, fruto o gesto concreto da 4ª e 5ª Caminhada Solidariedade e da Paz.

Na oportunidade, o padre Francisco Pereira Borges, coordenador da Caminhada, agradeceu todas as organizações que apoiaram a edição, como patrocinadoras dos Kits, aos ônibus que transportaram gratuitamente os participantes, aos meios de comunicação que ajudaram da divulgação do evento, à coordenação que trabalhou incansavelmente, e especialmente a cada participante de Picos e dos outros municípios, que caminharam pela paz e promovendo solidariedade.

Os recursos adquiridos com a venda dos Kits da 8ª Caminhada da Solidariedade e da Paz, 40% serão destinados para a Fazenda da Esperança Nossa Senhora dos Remédios, que está em fase de construção, 20% à Cáritas Diocesana para a realização de projetos sociais, 20% para as despesas da própria Caminhada, 10% para a Pastoral da Criança, que atua no acompanhamento e gestantes e crianças carentes, e 10% para a Pastoral da Pessoa Idosa, que acompanha aproximadamente seis mil idosos na diocese de Picos.

Tags: