Diocese de São José do Rio Preto celebra 82 anos de fundação

A diocese de São José do Rio Preto (SP) comemorou nesta segunda-feira, 24, seu 82º aniversário de fundação. Uma missa foi celebrada na Catedral de São José e também foi realizada a abertura do “Tempo da Eucaristia”. A nova proposta pastoral está em sintonia com o plano diocesano e prevê, para os próximos dois anos, uma série de ações de formação e eventos regionais para destacar o Sacramento.

A missa presidida pelo bispo de São José do Rio Preto, dom Paulo Mendes Peixoto, foi marcada  pelo resgate histórico da caminhada da diocese, a atuação dos primeiros bispos, as Santas Missões Populares e a visão, apontada pelo bispo, para os próximos passos. “O caminho teve as características do seu tempo. Temos que considerar o presente; precisamos de uma pastoral aberta à missão. Se nós negamos o jeito de ser da Igreja, nós estamos negando a ação do Espírito Santo”, disse dom Paulo Mendes.

A diocese de São José do Rio Preto é formada por 94 paróquias e aproximadamente 300 capelas distribuídas em 50 municípios da Região. Pouco mais de 100 padres exercem trabalhos pastorais; enquanto os Seminários (Propedêutico e Maior) contam com 25 seminaristas. São 17 diáconos permanentes em atividade.

A Missa pelo aniversário da diocese, bem como a abertura do “Tempo da Eucaristia”, puderam ser acompanhadas , ao vivo, pelas rádios Interativa (da diocese) e Canção Nova. A novidade foi a transmissão do evento, em tempo real, pelo site do bispado de São José do Rio Preto. “Nós sabemos que a Internet tem um alcance mundial. A nossa intenção, para este ‘Tempo da Eucaristia’, é de, nos próximos dois anos,  transmitir as celebrações com este tema”, adiantou a coordenadora do site da diocese, Maria Ângela Aredes Alves Ferreira.

Em sintonia com a Igreja do Brasil, dom Paulo aproveitou o encontro para incentivar a participação das comunidades na campanha em prol das vítimas das enchentes no Sudeste. Os valores arrecadados durante a missa será enviado à Cáritas Brasileira, assim como o resultado das coletas das missas dos dias 29 e 30 de janeiro.

Antes da bênção final, dom Paulo Mendes ez o envio de velas para as 12 Regiões Pastorais que compõe a diocese. O símbolo, que percorrerá as paróquias, destaca o tema para a caminhada que passa a ser feita: “Eucaristia, Fonte da missão”.

Breve histórico

25 de janeiro de 1929. O papa Pio XI, publica a Bula “Sollicitudo Omniun Ecclesiarum” (“O cuidado de todas as Igrejas”). A partir dela; atendendo ao pedido do então bispo de São Carlos, dom José Marcondes Homem de Mello, é oficializada a criação das Dioceses de Jaboticabal e Rio Preto.

Na mesma Bula a Paróquia de São José é elevada à dignidade de Catedral. Com isso, ela passa a ser a “igreja do bispo”.

Além de criar a diocese de Rio Preto, foi o papa Pio XI quem nomeou o primeiro bispo local. Em 8 de agosto de 1930, dom Lafayette Libânio era escolhido para pastorear a recém criada “Igreja Particular”. O religioso tomou posse em 22 de janeiro de 1931, ficando no cargo até 1966.

Dom Paulo Mendes Peixoto, 4º Bispo de São José do Rio Preto, governa a diocese desde 25 de março de 2006.

Tags: