Foi criada a Cáritas da Diocese de Tocantinópolis – CADITOC, em Araguaína (TO), durante Assembleia realizada no dia 13 de junho. O ato de criação foi presidido pelo bispo diocesano, dom Giovane Pereira de Melo. Foi aprovado o Estatuto Social e eleito o Conselho Diretor e Conselho Fiscal para o mandato de três anos (2013-2016).
No contexto das atividades, a Cáritas tem como missão, “promover e articular ações de assistência social de solidariedade às famílias e às pessoas empobrecidas, especialmente as crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiências e a outras que se encontram em situações de riscos, nas áreas rurais e urbanas”. Além disso, “investigar, estudar, analisar e desenvolver estratégias preventivas e de combate à miséria e ao empobrecimento”.
A solenidade teve a participação de representantes de seis foranias, pastorais sociais, movimentos eclesiais, representantes indígenas, comunidades quilombolas, sindicatos de trabalhadores rurais, associações de mulheres e movimentos populares. Na ocasião, esteve presente o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB e para 5ª Social Brasileira, padre Nelitob Dornellas.
