Diocese do Espírito Santo estuda as DGAE em Assembleia Geral

Com o objetivo de “avaliar, refletir e programar a pastoral à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e dos 50 anos do Concílio Vaticano II” e com o lema “O anúncio da Palavra cria comunhão e gera alegria” (VD 123) a diocese de São Mateus (ES) realizou a sua 19ª Assembleia Geral Diocesana nos dias 21 a 23 de outubro.

O processo de preparação começou logo após a publicação das novas Diretrizes Gerais. No mês de julho os Agentes de Pastoral se reuniram para uma análise do Censo 2010 e tomaram conhecimento de alguns dados referentes aos 20 municípios da diocese. No mesmo encontro estudaram as Novas Diretrizes e a Exortação Apostólica Verbum Domini. Antes da Assembleia foram respondidos dois Instrumentos de Trabalho: um para as Foranias e outro para as Equipes Pastorais Diocesanas.

As cinco Urgências das DGAE foram assumidas de acordo com a realidade da diocese. Os 110 participantes elegeram uma proposta dentro de cada Urgência. A comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II será feita através do estudo de uma Constituição em cada ano, de 2011 a 2015.

Outro fruto da assembleia foi a criação do Setor Diocesano da Juventude. Após o estudo do tema, com base no Documento 85, os participantes elencaram os segmentos que trabalham com a juventude e aprovaram a criação do setor, com um padre na assessoria. A assembleia acolheu também a reconstituição da Equipe Diocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM).

Tags: