A diocese de Oeiras (PI) promoveu, na semana passada, dia 28, um seminário sobre a dignidade da vida humana, em Oieras. “O Seminário é uma expressão de mãos unidas em prol da defesa da dignidade da vida humana ameaçada por tantos males dentre os quais ganham destaque as drogas”, disse o bispo de Oeiras, dom Juarez Sousa da Silva.
Com o Seminário, segundo o bispo, a Igreja, em parceria com toda a sociedade representada pelos órgãos presentes, “visa formar uma Comissão Interdisciplinar que busque alternativas para salvaguardar a vida ameaçada na região de Oeiras”.
Participaram do encontro várias autoridades, padres, religiosas, seminaristas e representantes de instituições religiosas e civis.
Célio Luiz, da Fazenda da Paz, que trabalha na recuperação de dependentes químicos, falou da pedagogia da Fazenda e destacou a importância da unidade nesse difícil trabalho. Já Francisca Ribeiro, do grupo Amor Exigente, que também recupera dependentes químicos, contou a história do grupo cujo método se baseia em doze princípios: identificador, humanizador, protetor, valorizador, libertador, influenciador, preparador, esperançador, apoiador, cooperador, organizador e consolador.
Entre as propostas aprovadas pelo Seminário está a construção de uma Unidade Terapêutica de Recuperação (Fazenda da Esperança),aprovada pelo Governo e que deve ser executada pela FUNDED (Fundação Dom Edilberto). A Prefeitura de Oeiras, por sua vez, se comprometeu a apoiar as iniciativas na área. Ficou definida também a criação do Conselho de Segurança e do Grupo Amor Exigente.
