“Vim ao Brasil participar deste Congresso Vocacional para agradecer a todos vocês, meus diretos colaboradores no campo da animação vocacional”. Assim o Diretor da Pontifícia Obra para as Vocações, Mons. Francis Bonnici se dirigiu, neste domingo, 5, aos 385 participantes do 3º Congresso Vocacional que a CNBB realiza desde sexta-feira, 3, em Itaici, município de Indaiatuba (SP).
“Estou unido na oração ao Senhor da messe, insistindo para que nos conceda as vocações necessárias à Igreja, agradecendo, ao mesmo tempo, por todas as vocações já doadas, com grande amor”, destacou mons. Bonnici.
A Pontifícia Obra para as Vocações foi instituída pelo papa Pio XII, em 1941. Segundo mons. Bonnici, após o Concílio Vaticano II os bispos começaram a instituir os Centros Vocacionais nas suas respectivas dioceses, bem como os Centros Nacionais. “As paróquias começaram a se organizar, formando equipes vocacionais, com a colaboração dos cristãos leigos e leigas, incluindo pessoas de outras pastorais, como a Pastoral Familiar, Catequese, Juventude e Liturgia”, disse.

Uma das atividades desta Obra é divulgar a mensagem do papa para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado anualmente, sempre no quarto domingo da páscoa, conhecido também como Domingo do Bom Pastor.
Outra atividade desenvolvida pela Pontifícia Obra para as Vocações é a organização de encontros internacionais no setor vocacional para coordenar as atividades vocacionais na Igreja.
