Diretrizes Gerais em pauta na Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1

O segundo dia, 15, da 33ª Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) começou com uma missa presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis. Na memória litúrgica de Santa Teresa D’Ávila os professores foram lembrados com gratidão e oração.

No início dos trabalhos foram apresentadas as sínteses da partilha em grupos das Sub-regiões feitas na tarde do dia anterior. Os relatórios revelaram uma Igreja viva e comprometida com a vivência e o anúncio da mensagem de Jesus Cristo e a construção do Reino.

Partindo das experiências pastorais das dioceses iniciou o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com a assessoria do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, que apresentou o estudo e a reflexão. Ele partilhou a preocupação da CNBB para que as DGAEs sejam conhecidas e praticadas em toda a Igreja no Brasil.

Dom Leonardo falou sobre as cinco urgências na ação evangelizadora propostas pelas Diretrizes: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos.

Segundo o secretário geral da CNBB, as cinco urgências ajudam a Igreja na sua missão evangelizadora, cumprir o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo!” (Mc 16,15).

No dia 16 a Assembleia elaborou e aprovou as pistas de ação comum para a conversão pastoral e a Nova Evangelização à luz das DGAE.

Tags: