Dom Aldo di Cillo Pagotto é a primeira vítima do novo coronavírus no episcopado brasileiro

O arcebispo emérito da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, de 70 anos, faleceu na tarde de terça-feira, 14 de abril. O bispo enfrentava tratamento contra um câncer e apresentou sintomas da covid-19. O sepultamento foi realizado hoje, dia 15 de abril, na cripta sacramentina da Paróquia de São Benedito, em Fortaleza (CE), após a confirmação do teste positivo para covid-19.

No momento do sepultamento, foram seguidas as devidas precauções e recomendações das autoridades sanitárias e governamentais, para salvaguardar a vida das pessoas e evitar o contágio do novo coronavírus. Por isso, a celebração de exéquias não foi aberta ao público, ficando restrita à comunidade religiosa local dos sacramentinos.

Em nota divulgada pela arquidiocese de Fortaleza, local onde dom Aldo exercia seu ministério, há a informação de que o bispo foi entubado e transferido para a unidade de terapia intensiva, depois de apresentar sintomas da covid-19, como dificuldade respiratória. “Manifestamos a nossa solidariedade a sua família e a congregação do Santíssimo Sacramento a qual fazia parte. Descanse em paz!”, disse um trecho da nota.

Em outra nota, a arquidiocese da Paraíba lamentou profundamente o falecimento de seu arcebispo emérito. “Aos 70 anos, dom Aldo descansa e volta aos braços do Pai. Neste momento de luto, nos solidarizamos com os familiares e irmãos da congregação do Santíssimo Sacramento, da qual ele fazia parte. Assim que possível, traremos informações sobre o velório e sepultamento do nosso arcebispo emérito”.

DOM ALDO

Dom Aldo di Cillo Pagotto nasceu no dia 16 de setembro de 1949 na cidade Santa Bárbara D’Oeste (SP). Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga (Minas Gerais) e no Seminário São Pio X, com Padres Sacramentinos. Foi ordenado Presbítero em 7 de dezembro de 1977 e sagrado Bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Pastoreou a Diocese Sobral como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como Bispo titular, onde ficou até o ano de 2004. Foi Arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.

Nota de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Aldo di Cillo Pagotto

Brasília, 15 de abril de 2020

Prezado Irmão, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com pesar o comunicado do falecimento, no dia 14 de abril, do arcebispo emérito da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, que exercia seu ministério na arquidiocese de Fortaleza (CE).

Nos unimos a dom Manoel Delson Pedreira da Cruz e a todos os amigos e familiares de dom Aldo que há alguns anos vinha lutando contra um câncer. Apesar de ser emérito da Paraíba (PB), onde atuou de 2004 a 2016 como arcebispo, dom Aldo que é sacerdote da Ordem dos Sacramentinos e escolheu o Santuário São Benedito no Centro de Fortaleza para continuar até o fim da vida servindo à Igreja. O prelado tinha como lema episcopal “Um só Corpo e um só Espírito”.

Nos unimos a todas as comunidades da Paraíba e de Fortaleza na oração pela Páscoa de dom Aldo e enviamos nosso abraço fraterno a todos.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Tags: