O papa Bento XVI aceitou, nesta quarta-feira, 19, a renúncia do bispo de Santa Cruz do Sul (RS), dom Aloísio Sinésio Bohn, 75, por motivo de idade, conforme prevê o cânon 401, § 1º, do Código de Direito Canônico. Para sucedê-lo o papa nomeou dom Canísio Klaus, 58, transferindo-o da diocese de Diamantino, no Mato Grosso.
Natural de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, dom Canísio nasceu no dia 9 de outubro de 1951. Foi ordenado padre em 28 de dezembro de 1979 para a diocese de Santa Cruz do Sul. Nomeado bispo
coadjutor da diocese de Diamantino, recebeu a ordenação episcopal no dia 21 de junho de 1998, assumindo o governo pastoral da diocese em agosto do mesmo ano. Foi presidente do Regional Oeste 2 da CNBB de 2003 a 2006 e membro do Conselho Permanente da CNBB neste mesmo período.
A posse de dom Canísio será no dia 18 de julho, às 16h, na catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. “Rezemos por ele para que seja abençoado por Deus e se sinta feliz em nosso meio”, disse dom Sinésio por meio de nota divulgada hoje.
A CNBB, por meio de sua assessoria de imprensa, agradece a dom Sinésio o frutuoso trabalho realizado em Santa Cruz do Sul ao longo de 24 anos e cumprimenta dom Canísio, desejando-lhe sucesso na nova missão que a Igreja lhe confia.
Última atualização: 19.05.10 às 15h.
