No próximo domingo, 10, dom Dimas Lara Barbosa tomará posse como o terceiro arcebispo de Campo Grande (MS). A celebração acontecerá às 9 h, no ginásio poliesportivo do Colégio Dom Bosco. Um dos momentos mais importantes da celebração será quando o novo arcebispo receberá o báculo (insígnia do bispo que simboliza o papel de pastor da diocese) do seu antecessor, dom Vitório Pavanello, que teve sua renúncia aceita pelo papa Bento XVI em 4 de maio deste ano.
Dom Dimas é natural de Boa Esperança, cidade do interior de Minas Gerais; filho de Antonio Barbosa e Neusa Lara Barbosa, nasceu no dia 1º de abril de 1956. Foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1988, e sagrado bispo em 2 de agosto de 2003. Dom Dimas foi bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, entre 2005 e 2011.
Dom Dimas chega a Campo Grande na noite desta quinta-feira, 7, e participa de reuniões com a coordenação da posse para dar o toque final nos preparativos. No mesmo dia da posse, o novo arcebispo presidirá a santa missa na catedral de Santo Antônio para tomada de posse da mesma, marcada para as 18h30.
As lideranças de toda a arquidiocese estão animadas com a posse, já que a última foi há mais de 25 anos, quando dom Antônio Barbosa passou o báculo para dom Vitório, este mesmo báculo que dom Dimas receberá na celebração de domingo.
