Dom Mário Pasqualotto fala de suas expectativas para o curso de comunicação em Manaus

O presidente do Regional Norte 1 da CNBB, dom Mário Pasqualotto, destacou o curso de comunicação, aberto na manhã desta segunda-feira, 9, em Manaus, como um ponto de partida para o fortalecimento da Pastoral da Comunicação (Pascom) no Regional. “Queremos fortalecer este encontro e ver a possibilidade de realizá-lo anualmente”, disse dom Mário, que é bispo auxiliar de Manaus.

irelidefogolariA assessora do Setor Comunicação Social da CNBB, irmã Élide Fogolari, também acentuou a importância do encontro para o fortalecimento para a Pascom. “Este encontro fortalece a Pascom no Regional. As pessoas vão entender que a Pascom não se localiza em nenhuma das dimensões da comunicação, mas ela é a comunicação. Quando fazemos ações concretas, permeadas com apalavra de Deus, estamos fazendo Pascom”, frisou a assessora.

Dom Mário ressaltou as dificuldades deste tipo de encontro por causa das distâncias e das despesas. “Sem recurso é difícil juntar todo este povo porque as distâncias são enormes e há muitas prelazias pobres”, explicou.

O Regional Norte 1 compreende o Norte do Amazonas e Roraima. Os participantes da prelazia de Tefé, por exemplo, viajaram 12 horas de barco para chegar a Manaus. Já os que vieram de Roraima andaram quase 15 horas de ônibus. Os que vêm de avião, como os de São Gabriel da Cachoeira, de Tabatinga e Carauari têm que desembolsar uma verdadeira fortuna para pagar as passagens. De Carauari, na prelazia de Tefé, a Manaus, a passagem de ida e volta não fica por menos de R$ 1.800.

Para a realização do evento, o Regional contou com recursos doados pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) para pagamento de passagens, diárias dos participantes e outras despesas. O encontro teve, ainda, o apoio dos regionais Sul 2 e Leste 2, da CNBB, que subsidiaram a vinda dos assessores e doaram computadores para as dioceses e prelazias do Regional

Para dom Mário, todo este esforço é recompensado com a representação das dioceses e prelazias, num total de nove, que formam o Regional.cursocomamazoniacursistas

“Alcançamos um resultado muito grande com a participação de todas as dioceses e prelazias”, disse o presidente do Regional. “A comunicação é a base de tudo, sobretudo, na pregação do evangelho. Tudo depende de como transmitimos a Palavra [de Deus], de modo especial no nosso regional, tão longínquo e disperso”, acentuou.

Um dos meios de comunicação mais usados no Regional é o rádio. “Quase todas as dioceses e prelazias têm uma rádio e jornal (impresso). Algumas têm TV e outras têm grupo de teatro”, explica dom Mário. Segundo o bispo, a comunicação na liturgia está mais desenvolvida no Regional porque há encontros mais freqüentes.

O curso, que reúne 108 participantes, termina no sábado, 14. A programação consta de aulas teóricas na parte da manhã e laboratórios à tarde. Serão oferecidos laboratórios de rádio, jornal impresso, jornal mural, vídeo, internet e teatro. À noite estão previstas palestras para padres, religiosos, religiosas, equipes de liturgia e agentes de pastoral.

Tags:

leia também